Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

40 anos de Bienal do Livro

Bienal do Livro inicia com samba, premiação, homenagens e corredores lotados de estudantes no Rio

Evento comemora 40 anos e vai até o dia 10 de setembro

Foto: Leonardo Pimenta/Portal Grande Tijuca
Foto: Leonardo Pimenta/Portal Grande Tijuca

A Bienal do Livro do Rio teve início nesta sexta (01), com os corredores lotados de estudantes, transformada em patrimônio imaterial da cidade do Rio. A cerimônia de abertura da 40ª Bienal contou com a presença do vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, com o prefeito do Rio Eduardo Paes, com a CEO da GL Events Brasil, Milena Palumbo, os organizadores da Bienal do Livro Rio, Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), além de autoridades, estudantes, professores e convidados.

A abertura ocorreu no espaço Palavra-Chave, no Pavilhão Azul e foi conduzida pela dupla de influenciadoras e apresentadoras Afrofuturas, Pétala e Isa Souza, com uma apresentação artística estrelada pela escritora Thalita Rebouças, pelo criador de conteúdo digital Fabão e pelo violoncelista Federico Puppi.

A apresentação, dirigida por Bianca Ramoneda, se passa no futuro, onde a personagem principal se comunica com um viajante do tempo, que mostra os bastidores da construção da Bienal desse ano, a qual comemora 40 anos. Após a apresentação, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, tombou a Bienal do Livro do Rio, como patrimônio imaterial da cidade. Além disso, foi entregue o Prêmio José Olympio ao Programa Nacional do Livro Didático e houve uma homenagem à Ana Maria Gonçalves, autora mineira do clássico "Um defeito de cor".

Foto: Leonardo Pimenta/Portal Grande Tijuca

O encerramento da cerimônia contou com a participação da GRES Portela, que mostrou o carnaval, através do seu enredo, contando várias histórias, em um ritmo contagiante que reverberava pelo salão azul do Rio Centro.

Nesse primeiro dia, várias escolas de todo o estado trouxeram estudantes que lotaram os corredores da Bienal do Livro com muita alegria e amor à leitura.

A Bienal desse ano terá a participação de 300 convidados e 500 expositores e funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e no sábado e domingo, das 10h às 22h. No feriado de 7 de setembro, será das 9h às 22h.

A abertura dos portões ocorre uma hora antes do início do evento, e os ingressos custam entre R$ 19,50 (meia entrada) e R$ 39,00 (inteira) por dia. O evento literário irá até o dia 10 de setembro, e as entradas podem ser adquiridas pelo site da empresa Eventim ou no Pavilhão das Artes e Pavilhão 4 do Riocentro.

Confira os destaques da programação da Bienal do Livro Rio neste sábado, 2/9

Palavra-Chave - 11h

Entrevista Cassandra Clare

Uma conversa com Cassandra Clare, um dos principais nomes da literatura de fantasia e autora best-seller das séries de livros "Os Instrumentos Mortais", "As Peças Infernais" e "Os Artifícios das Trevas".

Café Literário - 12h

Contar e Escrever

Nesta mesa, o Café Literário é palco de uma conversa sobre a cultura podcaster e seu impacto na sociedade. Expoentes dos podcasts conversam sobre seus projetos de sucesso e os bastidores �- da concepção às escolhas narrativas, passando pela pesquisa, entrevistas e até mesmo a adaptação para o formato literário.

Atrações: 

Tiago Rogero - Jornalista

Flávia Oliveira - Jornalista

Chico Felitti - Repórter

Lola Ferreira - Jornalista

Palavra-Chave - 15h

Contadores de histórias

O que significa estar vivo? A ficção tem um importante papel no debate sobre os medos e esperanças mais profundas da nossa cultura. Neste encontro, autores conversam sobre a arte de contar histórias e o poder da imaginação em promover mudanças reais no mundo.

Atrações: 

Neal Shusterman - Autor e roteirista

Lázaro Ramos - Ator, diretor, escritor e showrunner

Pétala Souza - Escritora e produtora de conteúdo

Isa Souza - Afrofuturas - Escritora e produtora de conteúdo

Estação Plural - 15h

Páginas na Tela

Espaço para conversas sobre histórias que estão por toda parte: nos livros, nas telas, em todas as mídias. São histórias brasileiras que atravessam gerações e que também deslizam por diferentes meios em um ecossistema que é o espírito da nossa época: tudo ao mesmo tempo agora.

Atrações: 

Maurício de Sousa - Desenhista

Letícia Pires - Diretora e showrunner

Daniel Rezende - Cineasta

Rodrigo Paiva - Publicitário

Café Literário - 18h

Possibilidades Humanas

Os avanços tecnológicos constantes e a popularização da Inteligência Artificial têm gerado muitas incertezas. A forma como nos comunicamos e trabalhamos tem mudado muito rápido. A educação, em casa e na escola, se vê diante da necessidade de preparar crianças e jovens para uma sociedade cada vez mais complexa. No entanto, se diante das dúvidas e do sentimento de urgência nos permitirmos refletir e dialogar, percebemos como valorizar a escuta e fazer boas perguntas podem nos ajudar a lidar com os desafios contemporâneos.

Atrações:

Mario Sergio Cortella - Professor e filósofo

Elisama Santos - Psicanalista e escritora

Silmara Rascalha - Autora de livros infanto-juvenis e diretora de escola

Camila Perlingeiro - Editora e escritora

Estação Plural - 18h

Páginas na Tela - Um conto e ano inesquecível

Páginas na Tela é um espaço para conversas sobre histórias que estão por toda parte: nos livros, nas telas, em todas as mídias. São histórias brasileiras que atravessam gerações e que também deslizam por diferentes meios em um ecossistema que é o espírito da nossa época: tudo ao mesmo tempo agora.

Palavra-Chave  - 19h

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis
Acompanhantes em Goi?nia