Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Nova tentativa

Parque Nacional da Tijuca vai reabrir trilha da Pedra Bonita

Visitação será permitida apenas de segunda a sexta

Imagem: Parque Nacional da Tijuca
Imagem: Parque Nacional da Tijuca

A partir da próxima segunda-feira (24), o Parque Nacional da Tijuca vai reabrir a trilha da Pedra Bonita. Contudo, segundo a administração do PNT, inconscientemente, a visitação só será permitida durante a semana, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana, ela permanecerá fechada.

Vale relembrar que a trilha, que foi aberta no dia 9 de julho, precisou ser interditada no dia 1 de agosto. Isso porque, foram registrados inúmeros episódios de descumprimento das regras de reabertura por parte dos visitantes.

Entre as normas desobedecidas estavam, por exemplo, o uso obrigatório de máscara durante a trilha, o descarte de lixo para fora do Parque, o horário limite de visitação das 8h às 17h e o respeito a grupos de, no máximo, 10 pessoas, com distanciamento de dois metros entre cada indivíduo.

Ainda segundo a gestão do parque, agora, a reabertura será monitorada e o bom comportamento das pessoas durante a semana vai ajudar na decisão futura de reabrir a trilha também nos fins de semana.

O PNT retoma a visitação na Pedra Bonita após perceber melhora no comportamento dos usuários em outras áreas da unidade de conservação e também porque sabe a importância de haver mais espaços de lazer a céu aberto durante essa pandemia. Em 2019, cerca de 160 mil pessoas realizaram a trilha da Pedra Bonita, que está entre as mais procuradas do Parque.

No entanto, a administração também reforçou que, se continuar o desrespeito às regras, o bloqueio poderá ocorrer novamente não só na trilha da Pedra Bonita, como também de outras áreas do Parque.

A Unidade de Conservação frisa as seguintes recomendações:

- Antes de sair de casa, informe-se sobre as regras atuais de visitação ao Parque nos canais oficiais.

,- Não durma na Pedra Bonita. O pernoite nela e na Pedra da Gávea, por exemplo, são proibidos. Todo visitante deve respeitar o horário de visitação, que é das 8h às 17h, diariamente;

- Leve o lixo que você mesmo produziu para fora do Parque. De maneira alguma jogue lixo nas trilhas ou dentro do Parque. Guarde o lixo com você, saia do Parque e faça o descarte no lugar adequado, que é a lixeira;

- Não alimente e nem dê de beber aos animais selvagens que habitam o Parque. Eles sabem se alimentar e se hidratar sozinhos, não precisam do ser humano. O hábito de alimentá-los coloca a vida deles em risco;

- Use máscara de proteção facial o tempo todo que estiver no Parque;

- Não venha de carro. O acesso ao Parque é somente a pé ou de bicicleta, com exceção do turista que vai para o Corcovado, que pode ir de carro somente até o Centro de Visitante Paineiras, de onde ele segue viagem de van oficial ou de trem até chegar ao Cristo

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis