Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Carnaval e Sustentabilidade

ONG Casa Favela promove oficina de percussão para 50 crianças no Alto da Boa Vista

Aulão musical foi coordenado pelo Lucas Costa, diretor da Unidos da Tijuca e contou com instrumentos feitos de materiais reciclados

Imagem de destaque da notícia

Na última terça-feira (30), a ONG Casa Favela promoveu na comunidade Mata Machada, localizada no Alto da Boa Vista, uma aula experimental da oficina musical "Samba Favela" para 50 crianças. A aula, comandada pelo Mestre Lucas Costa, ensinaram sobre percussão, lições de cidadania e sustentabilidade, utilizando alguns instrumentos musicais feitos com material reciclado.

A ação comandada pelo Lucas Costa, que também é diretor de bateria da Unidos da Tijuca e nascido na Mata Machado, fez parte da primeira edição do "Férias na Favela", colônia de férias que acontece desde o dia 29 de janeiro e vai até 02 de fevereiro, das 9h às 17h e atende 50 crianças das comunidades do Alto da Boa Vista. 

A oficina "Samba Favela", oferecida de forma experimental na última terça-feira já acontece de forma recorrente desde 2022, funcionando com um grupo de 25 jovens, entre seis e 29 anos. Alguns dos alunos, inclusive, puderam mostrar o que já aprenderam e atuaram como instrutores de precursão para as crianças presentes na colônia de férias.

"A nossa colônia de férias busca não apenas proporcionar o lazer nessa última semana sem aulas, mas também reforçar pilares importantes do nosso trabalho. Falar sobre sustentabilidade, antirracismo, valorização cultural e o pertencimento ao local onde moram", diz Rennan Leta, CEO da Casa Favela.

Rennan explica ainda que durante a oficina, foram usados materiais reciclados para montar instrumentos musicais, como uma forma de ensinar não apenas a música, mas a responsabilidade ecológica para a futura geração: "latinhas de alumínio foram transformadas em chocalhos. Foi muito interessante perceber nas crianças a vontade de aprender não apenas como tocar os instrumentos, mas também sobre a importância de reutilizarmos os nossos recursos", comemora.




 

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis