Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

High tech

Prefeitura inaugura novo Ginásio Experimental Tecnológico no Alto da Boa Vista

Rede municipal de ensino expande modelo educacional inovador

Imagem de destaque da notícia

A rede municipal de ensino do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quinta-feira (31/8), mais dois Ginásios Experimentais Tecnológicos (GET). Um deles foi na Mata Machado, no Alto da Boa Vista e outro na zona sul do Rio. Ao todo, 414 alunos serão beneficiados pelas novas escolas, que atendem estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

"Hoje, a escola de vocês está virando um Ginásio Experimental Tecnológico. Os games, filmes de animação e tudo o que a gente consome hoje nesse mundo digital são feitos usando muito a matemática, não tem jeito. Então, todas as escolas da Prefeitura, a partir de agora, vão ter mais matemática, uma disciplina que é a base dos GETs", afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante a inauguração do GET Mata Machado.

O GET é o modelo de escola mais inovador do país, baseada no método STEAM (sigla em inglês pra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que integra diferentes áreas do conhecimento, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a sensibilidade humana. Tudo isso em tempo integral.

"Temos hoje duas unidades que estão se tornando GETs, que é uma revolução no nosso ensino. Queremos que a criançada possa ter uma educação mais moderna, mão na massa, com uma boa perspectiva de futuro. O GET é uma escola mais alinhada com a sociedade e o atual mercado de trabalho, com um ensino mais forte de matemática e tecnologia, que fomenta o pensamento crítico", disse o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Com o lançamento dos Ginásios Experimentais Tecnológicos, a rede municipal busca promover uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo. Serão 70 GETs até o final do ano e 200 até o fim da atual gestão municipal. Esse novo modelo de ensino oferece aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. A ideia é criar condições para que o estudante consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar. No GET, o aluno é o protagonista de seu próprio processo. É a escola municipal contribuindo diretamente para a sociedade.

Aluno do 5° ano do GET Mata Machado, Yuri Cony dos Santos, de 11 anos, tem se destacado nas atividades dentro da sala de aula. Curioso, ele foi um dos primeiros a dominar o processo de utilização da impressora 3D que existe no colaboratório da escola.

"A escola ficou muito melhor depois que virou GET. Já fiz umas pequenas peças em 3D na impressora. Gosto muito de mexer nos computadores, que podemos usar para desenvolver nossa inteligência. Também foi legal participar do grupo que fez a maquete do Sistema Solar, ficou mais fácil de entender a matéria", contou Yuri, que gabaritou o simulado do Saeb, exame nacional que avalia a educação básica.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis