Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Chega de impunidade!

Roubo de cabos urbanos é problema crônico na Grande Tijuca

Pelas redes, moradores expõem vídeos e reclamam dos constantes furtos na região

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O roubo de cabos urbanos é um problema antigo na cidade do Rio de Janeiro. Tanto, que em diversos bairros, moradores têm relatado que grupos estão furtando os fios sem qualquer tipo de coibição efetiva por parte das autoridades públicas. Na semana passada, em Vila Isabel, na Zona Norte carioca, duas pessoas foram filmadas durante a madrugada. O portal Grande Tijuca, em poucos mais de um mês no ar, já produziu duas matérias sobre o assunto que revolta quem vive na região.

Roubos de cabos e portões assolam moradores no Grajaú

Porém, mesmo com as inúmeras denúncias, os criminosos continuam a praticar os furtos. De acordo com uma moradora do bairro de Vila Isabel, que preferiu não se identificar, as ações são recorrentes. Ela contou que, nas redondezas da UERJ, eles agem sem receio. As ruas São Francisco Xavier, Mara, Jorge Rudge e a Avenida 28 de Setembro são alguns dos pontos preferidos pelos infratores.

"Os funcionários das operadoras passam o dia repondo os cabos e, quando anoitece, os criminosos voltam. Eles usam até facão. Contam com apoio de outros comparsas que ficam fazendo a vigia para evitarar de serem pegos. Já fui na delegacia e os dois que estavam roubando aqui têm uma ficha enorme. Eles são foragidos da polícia", relatou.

Ela também identificou o nome de dois envolvidos em um dos episódios de furto que ocorreu em fevereiro deste ano: Alan William Barbosa, 33, o "Alanzinho", e Alef Azevedo Trindade, 25, vulgo "Magrinho". Ao portal, a moradora comprovou que realizou um boletim de ocorrência. No registro, uma terceira pessoa conseguiu fugir, mas Alan e Alef foram pegos com dez metros de fios.

Homem está furtando cabos telefônicos em rua do Grajaú


Diante da situação, a Associação Empresarial e Moradores da Grande Tijuca tem se esforçado para combater o problema. Na última quarta-feira (10), em uma postagem no grupo do Facebook, a entidade afirmou que desde a troca do Comando do 6º BPM, os moradores da Grande Tijuca estão empenhados na resolução dos constantes furtos de portões, grades de ferro ou alumínio, além dos cabos de concessionárias de telefonia, internet e TV por assinatura. Principalmente, porque durante muitos negócios e atividades profissionais só são viáveis por meio da internet.

Ainda segundo a publicação, a chegada do novo comandante, Luciano de Vasconcelos, também patrocinou a retomada de ações repressivas à prática dos furtos, bem como a prisão de alguns responsáveis por eles.




No post, a Associação também ressaltou que, no último dia 9 de junho, uma ação da Polícia Militar, juntamente, com a Superintendência Regional da Grande Tijuca e a 8ª IGM (Inspetoria da Guarda Municipal) realizou uma operação no entorno da UERJ. O local é conhecido como um ponto de comercialização dos produtos roubados.

Na ocasião, segundo o relato da entidade, um caminhão que se encontrava com documentação irregular, várias multas, péssimo estado de conservação e comprava o tipo de material oferecido foi apreendido.

Além disso, o 6°BPM tem se prontificado para que os moradores da região da Grande Tijuca acionem o batalhão com o objetivo de identificarem os elementos que estão agindo nas proximidades de suas residências. Vale destacar que o acionamento pode ser através do Whattsapp Fale com o Comandante: (21) 99545-4424 ou direto com a Sala de Operações: (21) 2332-1755. Contudo, é importante que as vítimas registrem um boletim de ocorrência.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis