Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Novas restrições por 7 dias

Crivella anuncia novas medidas para evitar a propagação do coronavírus no Rio

Bares e agências lotéricas estão proibidos de abrir até o dia 18 de maio

Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio
Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou, na manhã desta segunda (11), novas medidas válidas até o dia 18 de maio, para evitar aumento ainda maior da propagação do Covid-19. Segundo o prefeito, a curva de pessoas contaminadas pelo coronavírus cresceu, bem como a procura por leitos em hospitais. Assim, após analisar a situação atual com sua equipe de crise, resolveu ampliar o número de medidas de restrição.

"Muitas pessoas ainda não se deram conta da necessidade de evitar aglomerações, de ficar em casa, e somente sair para realizar trabalhos essenciais e atender a necessidades inadiáveis. Ao se exporem desnecessariamente, fazem o mesmo às demais pessoas, o que aumenta a propagação do vírus e a sobrecarga nos hospitais, aumentando o risco de mortes. Precisamos impedir que mais pessoas adoeçam e haja casos graves chegando às unidades de saúde do município. Nossa intenção é prevenir para salvar mais vidas e permitir que os hospitais tenham melhores condições de atender a todos", disse o prefeito.

O decreto assinado hoje estabelece as seguintes proibições:

- Realização de apostas presenciais em agências lotéricas;

- Estacionamentos de veículos particulares na orla marítima da Cidade, entre as praias do Leme e a do Pontão, exceto para os veículos de proprietários que residam nas proximidades;

- Fica proibido o funcionamento total de bares;

- Não é permitido o acesso de veículos particulares de não moradores às regiões centrais dos seguintes bairros, além de aos respectivos calçadões: Santa Cruz, Freguesia Jacarepaguá, Taquara Jacarepaguá, Realengo e Guaratiba na Zona Oeste; Tijuca - Praça Saens Peña, Grajaú, Pavuna, Cascadura, Madureira e Méier, na Zona Norte.

- Fica proibida a abertura de todo o comércio nas comunidades da Cidade, com exceção de supermercados e farmácias;

- Não é permitida a realização de obras, com exceção das emergenciais, assim entendidas as imprescindíveis ao bom funcionamento das instalações.

Aglomerações em praças no Grajaú e na Tijuca

O prefeito relatou também que a Praça Verdun, no Grajaú, e a Praça Saens Peña, na Tijuca, têm apresentado um movimento de grande número de pessoas. No caso da Praça Verdun, os bares e restaurantes têm descumprido as medidas estabelecidas anteriormente e, com isso, gerado muitas aglomerações no local.

Na última sexta-feira, moradores de Vila Isabel relataram à nossa redação que bares entre as Ruas Torres Homem e Visconde de Abaeté continuam funcionando e com aglomeração de pessoas. A Guarda Municipal e o 6º Bpm afirmaram que intensificarão as fiscalizações e pediram que os cidadãos denunciem, através da central 1746.


Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis