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Sem luz no fim do túnel...

Dossiê Light: empresa acumula processos e reclamações de clientes em 2023

Concessionaria também possui queixas por não atender a Comlurb em solicitações de poda

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Uma empresa campeã...de reclamações, de falta de atendimento e de antipatia por parte de seus clientes. Essa é a situação da concessionária Light, que no ranking de reclamações/ações judiciais no Estado do Rio de Janeiro, reina absoluta em primeiro lugar. E as reclamações são as mais variadas: demora no atendimento em caso de falta de energia, cobranças indevidas, solicitações de apoio em podas emergenciais.

Casos como o do idoso que passou o dia inteiro sem energia devido a negligência da empresa, conforme noticiamos recentemente, mobilizam clientes a processar a concessionária.

Segundo informações obtidas pelo portal Grande Tijuca junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a Light aparece liderando o número de processos em 2023. Foram, até o momento, 24.895 ações impetradas contra a Light. Só para ter uma noção, a segunda colocada não chega a 12 mil processos. Em 2022, o volume de ações judiciais foi maior, inclusive. Foram mais de 38 mil processos, contra 20 mil da segunda colocada, outra concessionária de energia.


As denúncias não se resumem ao Tribunal de Justiça. O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, também é recebedor de denúncias e reclamações. Em 2022, a Light foi soberana, com 3.622, liderando o ranking da pasta. Em 2023, o número de reclamações aumentou: 3.907. Mas perdeu a liderança para o Hotel Urbano.


E não para. No site RECLAME AQUI, a Light também é bem lembrada: são 13.677 reclamações na plataforma e uma nota do consumidor de 4.43.

Lamentos também para executar podas

Muitas das reclamações feitas pelos moradores da Grande Tijuca é a falta de poda em árvores que já estão comprometidas ou que, de alguma forma, coloca em risco moradores, pedestres e motoristas. Mas o que os moradores não sabem é que existe uma demora da Light para atender as solicitações da Subprefeitura da Grande Tijuca ou Comlurb. A concessionária é necessária para o desligamento da energia para que o manuseio das arbóreas possa ser realizado.

Segundo a pasta, de 327 solicitações da Comlurb para Light solicitando desligamento, teve apenas 20% de retorno de atendimento. Se ampliar para o contexto de todo município, a taxa ainda é maior e absurda: foram 6.274 solicitações da Comlurb e apenas315 atendidas, equivalente a somente 5% do atendimento requisitado.

Procuramos a Light que não se posicionou sobre o ranking negativo e demais questionamentos feitos pela equipe do portal Grande Tijuca.

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