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Refresco

Manutenção preventiva de Guandu é adiada mais uma vez para o próximo dia 30

É o segundo adiamento devido a onda de calor que assola o Rio

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Foi adiada para quinta-feira, 30 de novembro, a manutenção anual preventiva no Sistema Guandu, operado pela Cedae e responsável pelo abastecimento de 80% da Capital e Baixada Fluminense. A decisão foi tomada, após deliberação do Conselho do Sistema de Fornecimento de Água (CSFA) da Agenersa. Na última semana, uma intensa onda de calor e fortes temporais atingiram a Região Metropolitana do Rio. Muitas localidades enfrentaram oscilações no fornecimento de energia, o que afetou diretamente a distribuição de água. A previsão, segundo a meteorologia, é que no próximo dia 30 as temperaturas estejam mais amenas. É o segundo adiamento por causa da onda de calor que assola o Rio. Inicialmente marcada para o dia 15, havia passado para amanhã (23).

De acordo com a companhia estadual, a produção de água tratada no Guandu será paralisada a partir das 4h da quinta-feira (30/11), sendo retomada às 4h de sexta-feira (01/12). Neste período, a Águas do Rio aproveitará para realizar uma série de ações de melhoria e recuperação nos sistemas de distribuição. Para tal, em algumas localidades, a suspensão do fornecimento precisará ser antecipada para as 22h de quarta-feira (29/11).

"Os serviços que vamos executar são complexos e alguns dependem que as tubulações de grande porte estejam secas. Essa janela da manutenção preventiva nos dará essa oportunidade. Em Nova Iguaçu, por exemplo, aproveitaremos para substituir trecho deteriorado de uma adutora com um metro de diâmetro, trabalho que não teria como ser feito em um dia comum, sem gerar impactos aos nossos clientes", explica o diretor de operações da concessionária, Joselio Alves Raymundo.

Retorno gradativo do abastecimento 

Após a retomada da produção integral de água tratada pela Cedae, o fornecimento nas áreas de atuação da Águas do Rio será normalizado gradativamente, em até 72 horas, podendo levar mais tempo nas pontas de rede, regiões elevadas ou locais onde forem detectadas ocorrências durante o processo de retomada do abastecimento. 

Em função disso, a concessionária orienta seus clientes a manterem cisternas e caixas d"águas abastecidas, reservando água para atividades prioritárias e adiando atividades não essenciais até a regularização do fornecimento. A empresa segue à disposição através do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

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