Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Opção de lazer

Prefeitura do Rio revitaliza a popular Praça do Tijolinho, no Andaraí

Instalação de novos brinquedos, pintura nova e troca de tela do parcão foram realizadas

Imagem de destaque da notícia

A Prefeitura do Rio fez, nesta segunda-feira (20), a entrega da Praça Professor Darcy Pereira, popularmente conhecida como Praça do Tijolinho, no Andaraí, após o local passar por revitalização. Os trabalhos contaram com a participação de diversos órgãos municipais, como Subprefeitura da Grande Tijuca, Secretaria Municipal de Conservação, Comlurb, Rioluz e CET-Rio.

Erguida na década de 1980, a Praça do Tijolinho foi construída na área da extinta Fábrica Têxtil Cruzeiro. Até hoje é possível ver resquícios dessa época na região, como as chaminés do "Tijolinho" e a famosa Torre do Relógio, que também passou por revitalização. 

"Na Prefeitura, a gente caminha numa direção só e quem mais se beneficia é a população. A gente fica feliz de ver que o dinheiro de vocês está sendo bem investido. Ninguém está colocando brinquedo, grama sintética, brita na praça e parcão com dinheiro da Prefeitura. Tudo o que está aqui foi feito com o dinheiro de vocês. Então, hoje está tudo bonito e revitalizado, mas se não cuidar da manutenção vai ser tudo destruído. Queremos voltar aqui muitas vezes para ver esse espaço bem cuidado, com as crianças e famílias usando com todo o zelo", afirmou o secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, que representou o prefeito Eduardo Paes.

No local, a Comlurb criou um playground para as crianças, com a instalação de balanços e gangorras produzidas com eucaliptos. Também foram feitas a pintura das grades, da capela e houve troca da tela do parcão. A Conservação também fez melhorias para garantir o lazer das crianças. Além da construção de uma base de concreto, sobre a qual foi colocada grama sintética para fazer uma área de recreação, houve nivelamento de solo e aplicação de brita em alguns pontos para a evitar bolsões d'água e trazer melhorias para o entorno dos brinquedos. Já a Rioluz modernizou a praça com 79 luminárias LED, que também foram colocadas no coreto. Para a segurança de todos, a CET-Rio implantou placas de sinalização e pintura de faixas para pedestres e motoristas.

"A Praça Professor Darcy Pereira estava abandonada e a sua reforma era um pleito antigo dos moradores do Tijolinho e dos prédios ao redor.  Com o apoio da Secretaria de Conservação, da Comlurb e da Rioluz fizemos uma megaoperação aqui, instalamos brinquedos novos, reformamos a capelinha, o platô onde o pessoal faz ginástica, o parcão e o coreto. Colocamos também uma iluminação nova. Os moradores estão agradecendo, está tudo muito legal", afirmou o subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans.

A inauguração contou com a presença do Chegando de Surpresa, grupo de garis que usam a música em campanhas de conscientização para o descarte correto do lixo.

Mãe de Benjamin, de cinco anos, e Laura, de um aninho, a professora Aline Fernandes vibrou com a inauguração do parquinho. Ela conta que as crianças não aguentavam de tanta ansiedade para experimentar os novos brinquedos. 

"A praça ficou ótima, estava mesmo precisando. A gente tem um condomínio imenso, com muitas crianças, essa reforma veio na hora certa, com brinquedos novos e numa pegada ecológica, teve também um reflorestamento. As crianças estão amando, o processo de construção já gerou uma grande ansiedade, acho que eles vão usufruir bastante - comentou a professora, que mora há oito anos no Condomínio Solares da Torre, mais conhecido como Condomínio do Tijolinho.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis