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Denúncia

Consumidores reclamam de aglomeração e falta de EPI's em supermercados da Grande Tijuca

Funcionários terceirizados não têm máscaras de proteção e filas se formam na entrada

Foto: Leonardo Pimenta
Foto: Leonardo Pimenta

Os clientes dos supermercados dos bairros da Grande Tijuca estão reclamando nas redes sociais sobre as filas de espera na porta de alguns supermercados e a falta de equipamentos de proteção para funcionários terceirizados. Segundo alguns consumidores, tem havido aglomeração na porta dos mercados e risco de transmissão da Covid-19 com a falta de EPI's para os terceirizados.



O portal Grande Tijuca visitou, nessa semana, três supermercados de duas redes que fazem parte da lista de reclamações dos usuários nas redes sociais para apurar as reclamações dos moradores sobre o descumprimento de algumas medidas do Decreto nº 47.375, de 18/04/2020, da Prefeitura do Rio.


Foto: Leonardo Pimenta

No supermercado Super Prix, no Estácio, a nossa equipe verificou que todos os funcionários usam os equipamentos de proteção individual e que há a demarcação de 1,5 metro entre os clientes. No entanto, foi constatada a falta de dispensadores de álcool 70% nos caixas, balcões de atendimento, clientes sem máscara e aglomeração nas filas para pagamento e nos corredores de produtos.

Foto: Leonardo Pimenta

Já nos Supermercados Mundial, visitamos as unidades da Praça da Bandeira e do Largo da Segunda-feira. Nossa equipe constatou positivamente que os funcionários da rede utilizam equipamentos de proteção, álcool 70% nos balcões de atendimento e que foram instaladas placas de acrílico nos caixas para manter a distância e a demarcação de 1,5 metros.

Foto: Leonardo Pimenta

Nossa equipe, também, observou filas grandes nas portas das duas unidades e na parte de laticínios, com consumidores muito próximos uns dos outros, corredores superlotados e que os funcionários terceirizados estavam sem equipamentos de proteção.

Foto: Leonardo Pimenta

O Grande Tijuca entrou em contato com as redes de supermercados Mundial e Super Prix para que se pronunciassem sobre as reclamações dos clientes e o que foi observado por nossa equipe.

A rede Supermercados Mundial disse em nota "que vem adotando todas as medidas necessárias desde o início da quarentena, de acordo com os órgãos reguladores de saúde – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde – para impedir a proliferação do novo coronavírus – COVID-19.

A rede já fornece aos colaboradores e clientes das 20 unidades, localizadas no Estado do Rio, todos os materiais e ações protetivas essenciais, como álcool gel 70%, já disponibilizado nas lojas; todos os funcionários receberam itens para proteção individual, como máscaras e luvas; a higienização das unidades, que teve sua frequência aumentada; a sinalização de faixas no chão respeitando o espaço de 1 metro e meio entre os clientes nas filas; a instalação de placas de acrílico nos caixas para manter distância entre funcionários e clientes; além da liberação dos colaboradores do grupo de risco desde o dia 18 de março, sem perda salarial.

O Mundial também está realizando iniciativas para evitar a aglomeração de pessoas nas unidades, como a suspensão das promoções-relâmpago anunciadas nas lojas; redução da frequência de veiculação dos anúncios de propagandas nas grandes midias, como TVs e Rádios; além da comunicação constante de todos os locutores nas 20 unidades sobre todas as medidas de prevenção à COVID-19 dentro e fora da loja, principalmente sobre a importância de manterem o distanciamento mínimo dentro das filiais.

Desde a semana da Páscoa, a rede também começou limitar, em algumas unidades, a entrada de clientes por vez, a fim de evitar a alta concentração de pessoas dentro das suas lojas. Com a ação, estamos reduzindo o número de clientes dentro das unidades, como medida de segurança para eles e para nossos colaboradores.

O Mundial reitera ainda que está preparado e tomando essas e outras medidas preventivas para evitar a propagação do novo coronavírus e manter seus colaboradores e clientes seguros, seguindo todas as orientações dos órgãos citados acima."

A rede Unno/Super Prix foi procurada e em nota "esclarece que desde o início da pandemia, adotou todas as medidas recomendadas pela OMS - Organização Mundial da Saúde, a fim de proteger o público e os funcionários do contágio por Covid-19, e evitar a proliferação de novos casos. Entre as medidas adotadas, todos os funcionários receberam material de proteção individual, como máscaras, luvas e proteção face shield, todas as lojas são higienizadas varias vezes ao dia, além de oferecerem dispositivos de álcool em gel. A equipe de supervisores também têm recomendado o distanciamento dentro das lojas e limitado o número de pessoas, através de filas com espaço de 1,5m de distância. A rede também tem orientado o público a fazer as compras pelo delivery, que foi amplamente intensificado em todas as regiões, para evitar que as pessoas saiam se casa, colaborando com o isolamento social", conclui a nota

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