Lamsa distribui 500 antenas antilinha e promove ações educativas na Linha Amarela

Iniciativa faz parte da Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro

Lamsa distribui 500 antenas antilinha e promove ações educativas na Linha Amarela

A Lamsa e o Instituto Invepar promovem uma série de ações educativas na Linha Amarela na Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo da iniciativa é sensibilizar motoristas e ciclistas sobre a importância da segurança no trânsito e, consequentemente, reduzir o número de acidentes na via expressa. Nos últimos seis meses, de março até agosto de 2021, foram registradas 226 ocorrências no local, uma queda de apenas 2%, em comparação com o mesmo período de 2020 (231).

A mobilização na Linha Amarela começa nos dias 20 e 21, quando a blitz da Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo, estará nas pistas manuais da praça de pedágio. A equipe de cadeirantes, formada por vítimas de acidentes de trânsito, vai entregar ventarolas com conteúdo informativo para motoristas e motociclistas e a revista "Soprinho" para as crianças. A ação acontecerá das 9h às 13h.

Nos dias 22 (das 10h às 12h) e 23 (das 14h às 16h), a Lamsa, com apoio do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), vai distribuir e instalar gratuitamente 500 antenas corta-pipa. A concessionária também fará a aferição de temperatura e pressão arterial. Para participar, os motociclistas deverão apresentar carteira de habilitação original. A iniciativa vai contar ainda com a parceria da Campanha Cerol Mata, que alertará sobre o perigo do uso do cerol, da linha chilena e de outros materiais cortantes em pipas, papagaios e outros modelos, que podem causar mortes.

Já no dia 24, para finalizar as ações especiais, o projeto social "De Olho na Pista" fará a distribuição de cartilhas sobre educação no trânsito na praça do pedágio, das 11 às 12h.

Além disso, a Lamsa divulgará mensagens educativas pelo Twitter (@LinhaAmarelaRJ) e pelo Instagram (LinhaAmarelaRJ), e nos painéis de mensagem instalados na via.

"A conscientização é fundamental para a construção de um trânsito mais seguro. Afinal, precisamos que todos façam a sua parte, mudem o comportamento na direção, respeitem as regras e só assim conseguiremos reduzir os números de acidentes", afirma a coordenadora de Comunicação e Sustentabilidade da Lamsa, Flavia Siqueira.

A Semana Nacional do Trânsito visa a conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude e valorização da vida, reduzindo o elevado número acidentes de trânsito no Brasil.