Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

As vozes da região

Associações de moradores mostram suas forças na Grande Tijuca

Problemas e soluções são constantemente apresentados em reuniões com poder público

Imagem de destaque da notícia

Que os bairros da Grande Tijuca carecem de muitas intervenções por parte da Prefeitura é notório. E para que essas intervenções saiam do papel, as associações de moradores da região têm buscado soluções junto com os órgãos municipais para justamente tirar essas demandas do papel. E a região tem associações que se destacam nesse quesito.

Um dos casos é a Nova Tijuca – Associação Empresarial e de Moradores. Em atividade há 60 anos, participou da implementação do programa Tijuca Presente, além de participar ativamente de reuniões de conselhos de segurança e atividades municipais.

"Nós estamos constantemente buscando soluções para os problemas da Grande Tijuca. Seja na questão da segurança, meio ambiente, mobilidade, limpeza dos logradouros públicos, População em Situação de Rua, ambulantes sem autorização e etc. Denunciamos o problema e sempre buscamos levar uma proposta para possível solução. Nesse período de pandemia, já nos reunimos com diversas autoridades regionais", relatou Jaime Miranda, presidente do Nova Tijuca, que tem buscado novos associados através de seu site.

Já o Via Associados, de Vila Isabel, que surgiu em maio de 2021, tem atuado fortemente nas demandas do bairro. Com membros que participam também de reuniões do Conselho Comunitário de Segurança, a Via tem buscado soluções para ajudar na diminuição de crimes no bairro (apoiando o programa Segurança Presente) e na recuperação de cartões-postais, como a calçada musical e solicitação para o retorno da estátua de Noel.

"A ideia surgiu de ver que o bairro estava sem representação e de ter uma força conjunta de moradores e comerciantes junto aos órgãos do governo. Conseguimos algumas intervenções, todas com muita dificuldade mesmo e a ajuda do portal Grande Tijuca em algumas foram fundamentais, como a estátua do Noel, que a secretaria se pronunciou, as calcadas musicais foi cobrança nossa e que de uma forma lenta está começando, sinais de trânsito que estavam apagados e conseguimos. Além da luta grande para resgatar o clube Maxwell e devolver para os moradores com diversos projetos", explicou o presidente da Via Associados, Jorge Arthur.

A mais caçula da Grande Tijuca, a Associação de Moradores e Amigos da Praça da Bandeira foi criada para atender demandas de uma área que carecia de maior suporte da Prefeitura. Em pouco tempo, se mobilizaram e pediram a implementação do programa Bairro Seguro na Praça da Bandeira, uma reivindicação antiga dos moradores e comerciantes.

"A associação começou com a reunião de moradores de, aproximadamente, cinco ruas, aqui da sede, na travessa Dr. Araújo. No início, o pessoal disse que queria fazer, e eu era o único do grupo que morava do outro lado da Praça da Bandeira. Macamos uma reunião com o Subprefeito da Grande Tijuca, onde apresentamos as demandas e estabelecemos uma parceria. Nessa parceria, o pessoal passa as demandas do bairro, e encaminhamos para a Subprefeitura. Eles, na medida do possível, atendem a gente. No entanto, o nosso objetivo não é só a intermediação para resolver problemas, mas também atuar no lado social. Quanto à questão dos assaltos, conseguimos o programa Bairro Seguro com a ajuda do deputado Alexandre Knoploch, do antigo delegado da 18ª DP, Leandro Gontijo, e do comandante do 6ºBPM, Eduardo Costa. A nossa intenção também é procurar a VIA e a Nova Tijuca, que são associações do bairro, montar uma parceria e ajudar na Grande Tijuca, como um todo", disse o presidente da Associação da Praça da Bandeira, Mauro Sérgio.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis