Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Homenagens físicas e virtuais

Dia de Finados com cuidados e homenagem a cientistas que combatem o Coronavírus

Cemitérios cariocas abrirão em horários especiais e terão programação online

Cemitério São Francisco Xavier. Foto: Divulgação
Cemitério São Francisco Xavier. Foto: Divulgação

Com a pandemia de Coronavírus ainda longe de chegar ao fim, as comemorações do Dia de Finados nesta segunda-feira (02) terão que ser um pouco diferentes do que acontece normalmente, para isso os cemitérios da cidade tiveram que adaptar suas programações para que o público possa homenagear seus entes queridos que já partiram.

É o caso do Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, região portuária do Rio. Ele funcionará das 7h às 17h com missas ao ar livre justamente para evitar aglomerações. Pensando nisso também, elas serão transmitidas ao vivo pelo Facebook e Youtube. Uma delas, às 7h30, será realizada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Para quem quiser acompanhar é só clicar aqui.

Após a missa ele irá acender a Chama da Esperança, uma homenagem aos cientistas que trabalham diariamente no combate contra o Coronavírus, com o projeto arquitetônico do Coletivo Crisa Santos, essa chama será apagada quando a vacina for descoberta e reconhecida. A cerimônia contará com a presença da presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima.

Velas online

A data terá também terá uma grande homenagem aos entes queridos que se foram com o movimento Iluminando Memórias, criado pelo Grupo Cortel, que congrega nove cemitérios no País, entre eles o Crematório e Cemitério da Penitência. O movimento começou no último dia 8, com o convite do poeta Fabrício Carpinejar durante uma live sobre memórias e saudade no Instagram. Autor do livro 'Colo, por favor!", escrito por ele durante a pandemia da Covid-19, Carpinejar incentivou as pessoas a participarem do movimento, acendendo uma vela, fotografando e postando no seu Facebook ou Instagram com a #iluminandomemorias e marcando o Crematório e Cemitério da Penitência.

Chama da Esperança será acesa por Dom Orani Tempesta. Foto: Crematório e Cemitério da Penitência/Divulgação

Diversas velas também estão sendo acesas nos cemitérios administrados pelo grupo Cortel ao longo desse período. No Crematório e Cemitério da Penitência, por exemplo, oito mil velas foram acesas no dia 28 de outubro, ocasião em que foram captadas imagens para elaboração de um vídeo-homenagem às famílias.

O resultado da ação será mostrado às 14h no dia de Finados durante a live do poeta Fabrício Carpinejar, ocasião em que será lançado o vídeo A Maior Homenagem de Velas do Mundo, que conta com um texto especial do poeta Allan Dias Castro que revela o sentido da saudade de quem se foi: "E se as vezes o passado não passe, embora o tempo não pare, a saudade é uma criança brincando de parar no tempo".

Memorial do Rio

Localizado na Zona Norte do Rio, o Cemitério Vertical Memorial do Rio em Cordovil terá visitação presencial de 7h30 às 17h, mas segundo a administração do local, seguindo todas os protocolos determinados pelos órgãos de saúde. Para isso foi instituído um limite de 25 pessoas que se revezarão por capela. Todas elas deverão manter o distanciamento obrigatório de pelo menos dois metros, além do uso da máscara, em qualquer lugar do cemitério. Além disso, ás 11h terá uma revoada de balões e às 11h30 um culto ecumênico.

Já na concessionária Reviver que administra os cemitérios São Francisco Xavier (Caju), Cacuia (Ilha do Governador), Ricardo de Albuquerque, Murundu (Realengo), Santa Cruz, Guaratiba e Paquetá. Assim como na Riopax, responsável pelos cemitérios de Piabas, Campo Grande, Irajá, São João Batista, Jacarepaguá e Inhaúma, todos sob concessão do governo estadual, o horário de funcionamento será de 7h às 18h, podendo ser aumentado para às 19h de acordo com o entender de cada local com a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro dos locais.


Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis