Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Eleições 2020

Sued Haidar: "Governarei sob três pilares: a Governança, a Resiliência e o Humanismo"

Candidata do PMB fala de seus planos de governo caso seja eleita em novembro

Imagem de destaque da notícia

Dando continuidade às entrevistas com os prefeitáveis das eleições municipais do Rio de Janeiro, trazemos a candidata do Partido da Mulher Brasileira (PMB) Sued Haidar. A maranhense de 61 anos, se mudou para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970. Nas últimas eleições, ela foi candidata a deputada federal pelo estado do Rio, obtendo 5.279 votos válidos (0,07% do total). A candidata se define como ativista social e política.

Por que você deseja ser prefeita do Rio de Janeiro? O que te motivou a encarar o desafio?

Porque como todos os moradores da cidade do Rio de Janeiro, estou cansada de viver em uma cidade desgovernada e castigada pela corrupção.

Governarei sob três pilares: a Governança, a Resiliência e o Humanismo. Governarei com a orientação do povo através do Conselho Científico de Governança Cidadã junto com o povo e com as categorias profissionais, de pesquisa e acadêmica.

Tenho um programa inédito, sem plágio e construído com a sociedade que aspira um governo justo e comprometido com a cidade do Rio de Janeiro.

Qual a importância da região administrativa da Grande Tijuca para a gestão pública. Quais seus principais projetos para a região?

A Tijuca está na Zona Norte. O meu governo terá um programa de atenção exclusivo para esta região. Serão as Zonas de Atividades Concentradas, onde incentivarei empresas se instalarem nesta região para gerar empregos, desafogando o trânsito e promovendo o investimento de 1% do ISS em programas voltados para juventude, a cultura e o turismo.

Para as demais demandas da Tijuca e da região, sentarei com membros do conselho científico de governança cidadã, com todas as organizações associativas após um profundo diagnóstico que farei logo nos primeiros 100 dias de gestão e tomaremos a decisão junto com a população.

Quanto à agenda, para toda administração aponto no meu programa ações de atenção para a Tijuca e toda região.

Caso seja eleita, quais serão suas propostas para a gestão da saúde no município, principalmente pelo prisma da pandemia. Até porque, se eleito, ainda enfrentará o vírus.

Para conter a pandemia, não havendo vacina, governarei sob orientação da OMS e com bom senso e responsabilidade.

Farei um diagnóstico do SUS.

Estruturarei a atenção básica nas clínicas da família, garantirei a acessibilidade, ampliarei e reestruturarei as UPAS, auditarei todos os contratos e instalarei um programa de compliance e de fiscalização com transparência digital.

Uma das questões que os moradores da Grande Tijuca reclamam muito é segurança pública. Durante a pandemia, inclusive, na falta de "vítimas nas ruas", tivemos furtos de cabos de aço, portões de ferro, bicicletas. O que a Guarda Municipal realizará na sua gestão?

No meu governo, a guarda municipal será qualificada e preparada para garantir a sensação de segurança e cumprimento da sua missão que é assegurar tranquilidade nos espaços públicos, patrimônio, escolas.

Assegurando para idosos e crianças paz e tranquilidade.

Um dos maiores problemas vividos pelos cariocas, incluindo moradores da Grande Tijuca, é o desemprego. A pandemia fez com que tradicionais empresas, restaurantes e demais comércios fechassem as portas. O que fazer para retomar a economia no município e como ter mais ofertas de empregos na cidade?

Desenvolverei o aquecimento econômico no setor da cultura e turismo com o programa das Zonas de Atividades Concentradas (ZACs) que irá gerar emprego, reestruturar os condomínios empresariais com investimento do ISS para o setor.

O Sambódromo foi alvo de polêmicas nos últimos Carnavais. O período de folia, inclusive, teve redução do investimento da Prefeitura. E é sabido o quão importante para a economia e turismo da cidade o período do Carnaval. Como será tratado o Carnaval na sua gestão? Vai ter mais investimento? E os blocos?

A prefeitura continuará investindo no carnaval e ampliará o reconhecimento das escolas de todos os grupos assim como os blocos e as escolas mirins. O carnaval é um dos maiores eventos culturais que mobiliza todo Rio e nós incentivaremos que o carnaval aconteça e aqueça a economia de todo Rio de Janeiro.

O Rio, depois das Olimpíadas, teve o "legado olímpico" de equipamentos esportivos que foram abandonados pelo poder público. Dinheiro público que está parado. O que planeja para estes espaços?

Planejo garantir seus funcionamentos combatendo a corrupção, equilibrando as contas públicas para garantir investimentos nesta área e a integração dos setores do esporte, cultura e lazer.

Qual é o posicionamento da candidata sobre o Plano de Carreira dos Profissionais da Educação, o investimento na valorização e qualidade do trabalho e estrutura das escolas?

Pretendo garantir a valorização do servidor, governar com o conselho de educação e a categoria organizada. Garantirei o equilíbrio econômico do governo para garantir investimentos. Criarei o sistema de monitoramento da educação para acompanhar a qualidade de conteúdo, infraestrutura, garantia sanitária para que aluno, servidores, família e professor possam integrar a boa governança na educação.

Criarei a exemplo dos países desenvolvidos em educação sólida a Escola Municipal de Formação de Professores que garantirá qualificação e suporte aos professores.

O estado do Rio tem tido, nos últimos governos, diversos casos de corrupção, com governadores cassados, presos e escândalos desvendados. Isso ocasionou uma 'falência' que resultou num pedido de recuperação fiscal. E há informações que o município também poderá ter problemas de fluxo de caixa. O que fazer para que a corrupção não se instale no seu governo e como fazer para o município arrecadar mais e evitar o mesmo caminho do Estado?

Governar com o Povo através do conselho científico de Governança cidadão, com um programa de compliance, auditando todos os contratos e fiscalizando a cogestão no governo.

Que recado deseja falar para os eleitores do Rio. Por que sua chapa é a melhor opção para o município?

Porque minha candidatura é ficha limpa, tenho um programa de governo para a boa governança, pela resiliência e com humanismo. Porque estou preparada com o melhor programa de governo para o Rio onde a agenda é intolerante a corrupção e pela garantia da participação popular.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis