Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Moradores prejudicados

Árvore no Grajaú preocupa moradores de três casas no bairro

Raiz estaria causando transtornos para pedestres e prejudicando imóveis

Foto: Morador
Foto: Morador

Uma árvore localizada na rua Professor Valadares, no Grajaú, vem causando transtornos para três famílias que moram no local. Segundo Rodrigo Machado, a raiz da árvore, que é antiga e fica próxima ao número 71, está afetando a calçada e a estrutura de três casas em frente.

Foto: Morador

"Eu me mudei há uns três anos aqui para o Grajaú e comecei a ver que essa árvore estava afetando a minha casa. A raiz dessa árvore vai até o vizinho de trás aqui de casa, está destruindo a calçada e afetando o muro e a estrutura de nossas casas. Meu vizinho do 71 é diretamente prejudicado por ela e está reclamando há mais de dez anos sobre esse problema, mas a prefeitura não resolve. Várias pessoas reclamam com a gente, pois não conseguem andar pela calçada, já que a responsabilidade pelo reparo é do morador. A prefeitura nem a poda da árvore vem realizar. Nós tivemos que pagar um engenheiro florestal para vir fazer o serviço, pois a copa da árvore estava afetando o telhado da minha casa e do meu vizinho. Nós até conversamos com fiscais que passam por aqui e nos oferecemos para pagar por um novo broto de árvore. Afinal, não queremos acabar com as árvores do bairro não, mas ela está colocando nossas vidas em risco", disse Rodrigo.

Foto: Morador - Raiz encontrada a 20m distância da árvore dentro garagem de Rodrigo

De acordo com os moradores, um outro grande problema para o impasse para a retirada da árvore seria que os galhos estão presos à rede elétrica da rua, e a Light e a Prefeitura do Rio, por sua vez, não se entendem sobre como realizar o serviço.

O problema envolvendo árvores no bairro do Grajaú não é novo e vem sendo relatado constantemente em matérias anteriores. No último sábado, moradores da rua Caruaru também reclamaram de uma árvore que estava causando problemas em um prédio. A Fundação Parques e Jardins hoje também só cuida do mapeamento e monitoramento das árvores e é a COMLURB a responsável pela avaliação de poda e corte.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a Prefeitura do Rio e a concessionária Light, a fim de que se pronunciassem sobre o pedido dos moradores para a remoção ou manejo da árvore.

A Companhia de Limpeza Urbana (COMLURB) da Prefeitura do Rio disse em nota que "uma equipe da Comlurb fará uma vistoria no local, com engenheiro florestal, para emissão de laudo técnico com o tipo mais adequado de manejo a ser executado".

Já a concessionária Light S.A., até o fechamento dessa matéria, não tinha se manifestado sobre o caso.




Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis