Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Perigo duplo

Balões são flagrados sobrevoando o céu de Vila Isabel neste domingo (25)

Ato é considerado crime e pode levar o baloeiro a cumprir pena de um a três anos de prisão

Imagem de destaque da notícia

Dois balões foram vistos na manhã deste domingo (25) cruzando o céu de Vila Isabel. Segundo moradores do entorno, os artefatos era de grande tamanho e sobrevoou a área correspondente a Rua Jorge Rudge. Antes dos balões subirem, fogos de artifício foram soltados.

"Ouvimos explosões antes de vê-lo no céu, quando o balão estava subindo. Foram dois balões. Esse da foto e do vídeo estava indo em direção à direita para a Rua Jorge Rudge. Já um outro balão tem mais chance ainda de ter caído pelo bairro: estava indo para a esquerda, em direção ao Corpo de Bombeiros", relatou esse morador.

Recentemente, outro balão foi visto circulando pelo céu da Tijuca. Na ocasião, o objeto caiu em via pública e poderia ter causado acidentes mais graves.

O ato de soltar balões é crime, além de provocar em risco o espaço aéreo. A prática de soltura de balão é um tipo de penal, o que gera crime de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, conforme a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e o Decreto 3.179/99, que a regulamentou.

Segundo o artigo 42, da lei 9605 de 1998: Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, com pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente."


Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis