Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Histórias sem Fim

Acadêmicos do Salgueiro promove feira literária e cultural para estudantes da Grande Tijuca

Evento conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde. Além das atividades culturais, também serão oferecidos exames e serviços como emissão de documentos

Imagem de destaque da notícia

O GRES Acadêmicos do Salgueiro realiza nesta sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de outubro, a partir das 9h, a Feira Literária e cultural "Histórias sem fim". Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e também com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Academia do Samba vai realizar em sua quadra, na rua SilvaTeles, um mutirão para prestação de serviços com inúmeras atividades relacionadas à saúde, educação, cultura, cidadania e lazer, aos estudantes e moradores da região da Grande Tijuca e adjacências. Ações como marcação de exames, distribuição de livros, contação de histórias, mesas redondas com escritores infantis e oficinas de música e artesanato fazem parte da programação. A Bateria Furiosinha, da escola mirim Aprendizes do Salgueiro, abre o evento com muito samba e descontração.

Essa é a primeira vez que o Acadêmicos do Salgueiro realiza um evento em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que estima que cerca de dois mil estudantes da rede passem pela quadra da agremiação. Entre as atividades oferecidas, estão oficinas de instrumentos indígenas, máscaras africanas recicláveis, música popular antirracista, escrita criativa, capoeira e uma apresentação cênica do Pequeno Príncipe Preto. Além disso, haverá um debate sobre o combate à violência doméstica. O "Livres Para Estudar", projeto de distribuição gratuita de absorventes nas escolas públicas municipais, também marcará presença no evento, que terá ainda um espaço dedicado aos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs).

A feira também vai contar com mesas redondas sobre Carnaval, sobre a história do Acadêmicos do Salgueiro e sobre o enredo que a escola vai levar para a Avenida em 2024, Hutukara, que aborda a cultura e a luta do povo Yanomami. Personalidades como Haroldo Costa, Nei Lopes, Leonardo Bruno, Pedro Nobre estarão presentes nos debates literários. Os

departamentos culturais da Portela e da Mocidade Independente de Padre Miguel também vão marcar presença.

Além da SME, a Feira Literária e cultural "Histórias sem fim" também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, CRAS, SESC,SESI, FIRJAN e Fundação Leão XIII, que vão oferecer, entre outras atividades, inscrição e atualização do Cadastro Único, testes glicêmicos, exames de vista, aplicação de flúor e marcação de exames como mamografia e ultrassonografia de mama.

"Nós agradecemos à Secretaria Municipal de Educação por essa parceria que proporciona essa oportunidade de acesso à cultura e informação às crianças da nossa Comunidade, do Morro do Salgueiro e, como escola de samba, nos colocamos à disposição para outros eventos que agreguem, dessa forma, à formação das nossas crianças.", destacou o presidente André Vaz, durante a apresentação do evento à Comunidade.

A Feira Literária e cultural "Histórias sem fim", é uma iniciativa do Departamento Cultural do Acadêmicos do Salgueiro junto ao Centro Médico do Salgueiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde. A quadra do Salgueiro fica na Rua Silva Teles, 104, Andaraí. A entrada é gratuita. Na sexta-feira, dia 20, o evento terá início a partir das 9h, com apresentação da Bateria Furiosinha.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis