Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Quase centenário

Batalhão da Tijuca completa 99 anos nesta segunda-feira (09)

Confira abaixo a história da criação do 6ºBPM

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O imponente batalhão situado na Rua Barão de Mesquita está quase virando centenário. Hoje, 09 de outubro, o 6ºBPM (Tijuca) está completando 99 anos. Em 05 de abril de 1922, Epitácio Pessoa, então Presidente da República, cedeu provisoriamente ao Ministério da Guerra, o Quartel Regional do Andaraí, tendo em vista a urgência de se criar nesta instalação um Batalhão do Exército, ante a importância estratégica do local.

Desde então, essa instalação militar passou a ser denominada 1º Batalhão de Caçadores do Exército. Mais tarde, o Comandante dessa Unidade Militar se viu obrigado a entregar o ofício do Quartel Andaraí, uma vez que seu Batalhão seguiria para Petrópolis, tudo isso publicado no boletim do Exército na data de 12 de julho de 1923.

Em 09 de outubro de 1924, houve a necessidade de um novo Batalhão de Infantaria, denominação utilizada à época para os Batalhões da PM, passando a ser então esta unidade denominada Sexto Batalhão de Infantaria, tendo ganho esse número devido a ordem de criação das Unidades da Corporação, na ocasião foi nomeado como o primeiro comandante o Tenente Coronel PM João Antônio Caldeira Bastos. Foram adotados todos os procedimentos logísticos, tais como: transferência de oficiais e praças; promoções e transferências de sargentos; fornecimento de armamento, munição e material, entre outras. Na mesma data, foi solenemente entregue a Bandeira Nacional ao novo Batalhão, com sua tropa perfilada inicialmente no pátio do Quartel General na Avenida Salvador de Sá, tendo a mesma rumado em marcha a pé, completamente equipada, até a Rua Barão de Mesquita, no Andaraí, onde foi feita a ocupação da Unidade por sua nova tropa.

Em 08 de novembro de 1924, o então Ministro de Justiça mandava louvar o comando do Batalhão pelo grande desempenho alcançado em operações de grande importância, como a incumbência de conduzir presos políticos de Mangaratiba para então Capital Federal.

No decorrer dos seus noventa e nove anos de existência, o Sexto Batalhão de Polícia Militar se destacou em diversos eventos: como a ações militares na Revolução Constitucionalista de 1932, contra a Intentona Comunista de 1935, e na Revolução Democrática de 31 de março de 1964, momentos os quais, a tropa demonstrou força e coragem para garantir e preservar os direitos da sociedade previstos por lei. Tais feitos fazem da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro uma corporação de bravos guerreiros dispostos a dar a vida ao bem-estar da Ordem Pública, como os muitos exemplos que ainda hoje são lembrados no seio de nossa tropa.

Hoje, algumas das especificidades das missões do Sexto Batalhão mudaram e a Unidade passou a ser representada ainda mais como a fiel guardiã da paz e da ordem, engajada completamente com os anseios de segurança e bem-estar de toda a sociedade ordeira dos bairros de: Andaraí, Grajaú, Vila Isabel e parte da Tijuca e do Alto da Boa Vista, logradouros que fazem parte da Área de atuação da OPM.

O atual Comandante do Sexto Batalhão de Polícia Militar é o TEN CEL PM Ivan Souza Blaz

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis