Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Não é só no Grajaú...

Moradores e motoristas denunciam falta de sinalização semafórica no Grajaú

Equipamentos, segundo relatos, estariam com problemas há meses

Imagem de destaque da notícia

Moradores do Grajaú estão preocupados com a quantidade de semáforos apagados no bairro ao longo das semanas. Alguns estão totalmente apagados, como na Praça Verdun. Segundo denúncia, em três pontos da praça não há sinalização funcionando.

"Estamos abandonados no Grajaú, os semáforos não funcionam há meses, estamos tendo que pedir para motoristas pararem para que idosos, mães com seus bebês, crianças indo e vindo do colégio possam atravessar as ruas. Seguindo da Praça Verdun em direção a autoestrada Grajaú x Jacarepaguá, o da Praça Verdun não funciona, o seguinte da Barão de Mesquita também não funciona e o da Barão do Bom Retiro, em frente ao Hortifruti, também não, todos apagados. Há seis meses observo o da Barão do Bom Retiro sem funcionar, totalmente apagado", relatou um morador.

A região da Grande Tijuca, conforme noticiado pelo portal GT, é "campeã" de furto de cabos, fios e controladores de trânsito. Os prejuízos em 2023 já ultrapassam R$ 1,5 milhão.

O que diz a CET-Rio?

Em nota, a empresa de trânsito informa que: CET-Rio já está enviando equipes de manutenção aos locais citados para verificar os problemas apontados e providenciar os reparos necessários.

Esclarecemos, porém, que a cidade vem sofrendo sistematicamente com furtos a cabos elétricos e equipamentos que fazem os sinais da cidade funcionar. Só na região da Grande Tijuca, apenas este ano, foram furtados mais de 12 mil metros de cabos e 35 equipamentos que controlam os sinais, somando quase R$ 2 milhões em prejuízo aos cofres públicos.

Ao longo das últimas semanas foram reparados 16 sinais que estavam danificados por furto em toda a cidade, a maioria na Zona Norte.

De acordo com o modo como os furtos acontecem, alguns locais podem levar horas ou até dias para serem reparados, em decorrência da grande quantidade de material furtado e da complexidade para reposição.  Esse fato também tem impactado diretamente no atendimento às demais ocorrências diárias da cidade.

Medidas estão sendo tomadas na tentativa de amenizar o problema, como a soldagem das caixas onde são abrigados os cabos e o posicionamento dos equipamentos em postes mais elevados e com garras antifurtos.

Nos locais mais críticos, os cabos elétricos também estão sendo enterrados no solo para que não sejam alvos de novos furtos.

No sinal da R. Uberaba x R. Sá Viana, houve furto de equipamento no dia 28/06 e foi reparado em julho. Uma equipe já esteve no local e constatou apenas um foco verde queimado e será rapidamente reparado.

O sinal da R. Barão do Bom Retiro x R. Grajaú teve seu equipamento furtado em 15/07 e outro está sendo preparado para colocação no local.

Sobre o sinal do Largo do Verdun x R. Barão de Mesquita, o problema não procede e a sinalização segue funcionando normalmente.

Operadores de tráfego também serão enviados aos locais citados para garantia da segurança viária para motoristas e pedestres que circulam pela região.



Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis