Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Graja de todos

Moradores, comerciantes e autoridades comemoram os 109 anos de aniversário do Grajaú

Comemoração iniciou nessa terça-feira e terminará no próximo domingo

Foto: Leonardo Pimenta
Foto: Leonardo Pimenta

Moradores e comerciantes do Grajaú realizaram, nesta terça (15), uma programação especial para a comemoração do aniversário de 109 anos do bairro. O evento teve várias festividades programadas pelos próprios moradores, coletivos e comerciantes no bairro. Na parte da manhã, um grupo de moradores realizou, às 8h, um café da manhã com um bolo na Praça Malvino Reis.

À noite, uma parte dos moradores se reuniu na Praça Edmundo Rego para comemorar os 109 anos, com a participação do subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans, e do vereador Márcio Ribeiro que, juntos com os moradores, cantaram parabéns na praça recém-reformada do bairro.

"Nós participamos de uma festa simbólica de 109 anos do Grajaú, que é um bairro muito importante da Grande Tijuca em um local que é o coração do bairro, que é a Praça Edmundo Rego. O local acabou de ser reformado pelo prefeito Eduardo Paes. Então, vim aqui, juntamente com o vereador Marcio Ribeiro, para prestigiar e bater palmas para esse bairro tão maravilhoso da Grande Tijuca", disse o subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans.

Já o vereador Marcio Ribeiro falou do orgulho dos moradores pelo bairro, do planejamento arbóreo do local e da importância da Praça Edmundo Rego.

"O Grajaú é um bairro centenário, e a gente costuma brincar aqui, que é um dos bairros mais arborizados que se tem na cidade. É um bairro onde os moradores são muito orgulhosos de morar e querem e exigem, com todo seu direito, que as coisas sejam feitas da melhor forma possível. Eu tive a oportunidade de fazer, no ano passado, uma grande reunião com os moradores e frequentadores da Praça Edmundo Rego e, na oportunidade, a gente trouxe aqui o deputado federal Pedro Paulo e o secretário de Esportes, Guilherme Schleder. Naquele momento, os moradores se organizaram e fizeram alguns pedidos, entre eles o da reforma dessa praça, pedido que levamos ao prefeito Eduardo Paes, que, na mesma hora, autorizou a reforma. No fim do ano, já começamos a ver a praça sendo reformada e reinaugurada no início do ano. Todos os espaços foram recuperados: a academia, o parquinho, as coberturas e todo o equipamento urbano. E hoje estamos aqui comemorando o aniversário do bairro e vendo os moradores felizes, frequentando essa praça revitalizada. Isso está sendo muito importante e relevante pra mim como vereador ver e ter trazido esse retorno para os moradores", disse o vereador Marcio Ribeiro.

Além da comemoração desta terça-feira, os moradores e coletivos do bairro estão organizando, para o próximo domingo (20), a partir das 8h, a continuação das festividades pelo aniversário do bairro com um mutirão extra da Horta Comunitária do Grajaú, uma caminhada histórica guiada pelo bairro, a reinauguração do Livro no Ponto, uma biblioteca livre, apresentações artísticas e um bolo com parabéns na Praça Edmundo Rego.

História do Grajaú:

A área do bairro do Grajaú como a maior parte das terras do Rio de Janeiro eram de padres jesuítas.

Do século XVI até o final do século XIX, o bairro pertencia a uma grande área denominada Andaraí Grande, com a principal atividade sendo o plantio de cana-de-açúcar por mão de obra escrava.

O bairro foi planejado e edificado sobre o Vale dos Elefantes, no sopé do Maciço da Tijuca, bem próximo ao Pico do Papagaio e na época  foram feitos diversos loteamentos, que incorporavam várias terras comprada do espólio da família Rudge, à malha urbana.

Foi o que aconteceu com a fazenda comprada pelo Engenheiro Richard, para a Companhia Brasileira de Imóveis e Construções que praticamente construiu todo o bairro, abrangendo as terras situadas entre a Serra do Engenho Novo e um caminho posteriormente denominado Rua Borda do Mato. A topografia era favorável. Outro loteamento, denominado Vila América, incluiu os terrenos próximos à atual Rua Botucatu.

Por volta de 1918, o italiano Francisco Tricarico, que morava no bairro, construiu a Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, por conta de uma promessa que fizera na juventude, e que passou a ser o centro da vida comunitária a partir dos anos 1920.

Foi nessa década que o atual desenho do bairro foi firmado, com a canalização de córregos e afluentes do Rio Maracanã.

O nome Grajaú foi em homenagem ao estado Maranhão, terra natal do Engenheiro Benjamim Cunha.

Como consequência, diversas ruas do bairro homenageiam cidades e rios maranhenses, além de lugares em Minas Gerais, pois diversos mineiros trabalharam na expansão do bairro e assim, trouxeram um pouco do estado para o bairro.

Em 1925, foi fundada a primeira sede do Grajaú Tênis Clube, se tornando conhecido em toda a cidade.

Com a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em 1931, a Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição passou a funcionar em caráter particular, sendo aberta ao público apenas no dia 8 de dezembro, quando se homenageia Nossa Senhora da Conceição.

O bairro ficou até a metade do século XX atendido por uma linha de bondes elétricos, sendo extinta para a passagem de ônibus.

Como boa parte da cidade, após a década de 1950, o bairro sofreu com o inchamento e a especulação imobiliária, principalmente com a cessão, por parte do poder público de licenças para construções de edifícios altos, que modificaram a paisagem. Isso afetou, inclusive, a estrutura de saneamento do bairro, que não foi projetada para tanta utilização.

As ruas do bairro, inicialmente pavimentadas por paralelepípedos, foram asfaltadas no final da década de 1960.

Foi também nesta época que aconteceu a ocupação irregular dos morros que cercam o Grajaú, causando favelização, danos às matas e risco a todos por conta de deslizamento de terra na época das chuvas.

Após a extinção do estado da Guanabara, em 1974, o município do Rio de Janeiro veio a ser dividido em várias regiões administrativas geridas por suas respectivas subprefeituras, de modo que, na atualidade, o Grajaú é gerido pela Subprefeitura da Grande Tijuca.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis