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Ponto perigoso

Mudança em pontos de ônibus causa insegurança para moradores do Estácio e Rio Comprido

Passageiros vêm sendo assaltados em um dos novos locais

Foto: Leonardo Pimenta
Foto: Leonardo Pimenta

Uma mudança nos pontos de ônibus nos corredores do BRS realizada pela Secretaria Municipal de Transportes vem possibilitando a prática de assaltos, no Estácio. Segundo moradores, passageiros que desembarcam nos novos pontos na rua Frei Caneca, na altura do número 422 e na rua Haddock Lobo, número 33, reclamam que, além dos locais terem pouca movimentação à noite, assaltos já ocorreram em um dos locais

Foto: Leonardo Pimenta
"Desde que acabaram com os pontos de ônibus da rua Frei Caneca, entre os números 525 e 452, várias mulheres que aguardam o ônibus já foram assaltadas de dia, de noite e de madrugada. Eles chegam de moto e, com a arma, pedem logo o celular. Podiam ter deixado o ponto no número 452", disse uma moradora.

Foto: Leonardo Pimenta
Já no ponto da rua Haddock Lobo, 33, moradores da rua Aristides Lobo e av. Paulo de Frontin, no Rio Comprido, reclamam que, após acabarem com o ponto na altura do número 71, quem mora nas referidas ruas corre risco durante a madrugada, já que o único ponto fica deserto.

"A prefeitura acabou com o ponto de ônibus, perto do número 71 sem nos consultar. Para nós moradores da Aristides Lobo que chegamos durante a madrugada, é um perigo saltarmos no número 33 e virmos andando até a rua. Ali o ponto é deserto e qualquer ladrão armado pode nos assaltar. Além da distância que aumentou para quem mora aqui e tem que andar mais, tenho que buscar minha filha todos os dias no ponto, já que ela que vem do trabalho de madrugada", reclama o morador Rafael Santos.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a Secretaria Municipal de Transportes sobre o caso dos dois pontos de ônibus para que se pronunciasse sobre o caso.

A SMTR disse em nota que "está com um projeto de revitalização dos corredores BRS da Cidade, que além da instalação de nova sinalização, inclui a revisão das distâncias dos pontos, visto que a proximidade das paradas influencia no tempo de viagem da linha, o que reflete na eficiência da prestação do serviço. Desta forma, verificou-se que entre o ponto da Rua Haddock Lobo, 71, e o próximo ponto localizado na rua Haddock Lobo, 33, havia cerca de 180m. Com a supressão do referido ponto, a distância para o ponto anterior na rua Haddock Lobo, 127, ficou em cerca de 350m, o que está dentro do padrão para regiões urbanas (300 a 500m). Na avaliação para supressão dos pontos, também foi visto a movimentação do ponto, para que não fosse afetado os pontos de maior demanda. A SMTR ressalta que a rede de transportes é dinâmica e está em constante estudo para melhoria do sistema".

A Secretaria de Transporte, no entanto, não se manifestou sobre a mudança de ponto na altura do número 422 da rua Frei Caneca.

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