Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Dia de festa

Praça Saenz Peña celebra aniversário de 112 anos com vasta programação neste sábado (13)

Prefeito Eduardo Paes esteve presente em evento que durará o dia inteiro

Imagem de destaque da notícia

Com um dia inteiro dedicado às comemorações, um dos principais símbolos da Zona Norte, a tradicional Praça Sáenz Peña, na Tijuca, festejou neste sábado (13/05) seus 112 anos. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou do início da programação que incluiu shows, atividades esportivas, entretenimento e serviços para a população.

"Por que fazer essa comemoração, 112 anos é alguma efeméride? Aqui tem essa particularidade, é a República Independente da Tijuca. Não é um bairro, é um país. É bom estarmos aqui celebrando a praça, é o lugar do encontro, é bom estar celebrando aqui. A população segue cobrando, temos muitos desafios pela frente, mas o importante é a gente amar a nossa cidade, e te garanto que isso é algo que o tijucano faz como ninguém", disse Eduardo Paes.

A realização do aniversário da Praça Sáenz Peña é da Prefeitura do Rio, da Riotur e da Nova Tijuca, com apoio da Subprefeitura da Grande Tijuca, do Centro Coreográfico e do Projeto Faz Na Praça. Foi montada estrutura para a comemoração, com mais de 10 horas de programação e expectativa de receber cerca de 2 mil pessoas durante todo o dia.

"Essa é a praça mais importante da Grande Tijuca e é significativo para todos os tijucanos e todos os cariocas, para a gente mostrar o quanto ela é importante. Aqui é o centro da Grande Tijuca, um ponto histórico, onde ficavam vários cinemas, é o antigo Largo da Fábrica de Chitas, nada mais justo do que comemorar, fazer uma grande festa para a praça mais importante do nosso bairro. É merecidíssimo", disse o subprefeito da Grande Tijuca Felipe Quintans.

Polo cultural da cidade

A Praça Sáenz Peña foi inaugurada em 30 de abril de 1911, em homenagem aos ex-presidentes argentinos Luis e Roque Sáenz Peña, pai e filho. E, desde então, é considerada um polo cultural da cidade do Rio de Janeiro.

"A Praça Sáenz Peña é um ícone da cidade. Essa festa não é só para a Tijuca, a praça representa um pedaço do Rio de Janeiro, é uma área muito simbólica, central. Por isso, a Riotur fica extremamente feliz em poder contribuir para a realização desta justa comemoração. Trabalhamos sempre para que todas as áreas da cidade tenham seu potencial histórico e cultural ressaltados", destacou Ronnie Costa, presidente da Riotur.

Feira de adoção, samba e história do bairro

Além das atrações artísticas e esportivas, a festa contou ainda com diversas tendas com serviços à população. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais levou para a praça a ação "Adote um Amigo", com feira para a adoção de cães e gatos. Já a Secretaria de Políticas e Proteção da Mulher fez inscrições para oficinas e cursos gratuitos das Casas da Mulher Carioca.

A Secretaria da Saúde ofereceu auriculoterapia, vacinação contra a gripe, orientações sobre ISTs (Infecções Sexualmente transmissíveis) e atividades lúdicas com a participação de dentistas.

A professora Vilma Henriques participou da festa e aproveitou os serviços oferecidos pela Prefeitura. Moradora da Tijuca, ela contou que é frequentadora da praça há mais de 50 anos:

"Uma amiga já tinha falado sobre auriculoterapia, nunca tinha feito. Muito bom, e eu precisava muito. Pega todos os pontos do corpo, é bom inclusive para ansiedade. Depois eu vou apertando os pontos na orelha, vou fazendo a massagem.

Já no espaço da Secretaria Municipal de Assistência Social foram realizados agendamentos para o Cadastro Único (CadÚnico). Na tenda da Comlurb havia orientações e conscientização sobre reciclagem de lixo. E a Guarda Municipal esteve presente com o projeto "Ronda Maria da Penha", para orientar e direcionar mulheres vítimas de violência ou que estejam com medidas protetivas.

Entre as atrações musicais, sob a curadoria da Secretaria de Cultura, passaram pela praça o Projeto Raízes da Vila, DJ Pivete, Folia de Reis Mirim do Morro da Formiga, Cordão da Tia Juca e Canários do Reino, entre outras. O historiador Luiz Antônio Simas também participou do evento contando as histórias do bairro da Zona Norte. Na programação, ainda tinha Acadêmicos do Salgueiro, escola do Grupo Especial que representa a Zona Norte do Rio, para fechar o dia de comemorações.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis