Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Oportunidades

Espaço da Juventude tem 360 vagas em cursos de Robótica e Operação de Drone, no Estácio

As oportunidades oferecidas pela Secretaria da Juventude do Rio. Mais de 457 jovens já concluíram diversas formações em tecnologia

Imagem de destaque da notícia

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) abre inscrições, no próximo dia 23 de fevereiro, para 360 vagas nos cursos de Robótica e Operação de Drone, a serem realizados no Espaço da Juventude do Estácio, Zona Norte do Rio. Localizado na saída do metrô do bairro, o Espaço da Juventude é um oásis de conhecimento em novas tecnologias e Indústria 4.0 para jovens de 15 a 29 anos de idade que residem na região. Os cursos disponibilizaram 180 vagas cada, com turmas nos horários da manhã, tarde e noite, entre os meses de março e abril.

O Espaço da Juventude do Estácio foi a primeira unidade de aprendizado em tecnologia lançada pela JUVRio, em setembro de 2022. Em janeiro deste ano, foi entregue para os moradores da Cidade de Deus outro Espaço, com os mesmos cursos e oportunidades. Até o final do ano, a Secretaria da Juventude do Rio instalará mais seis contêineres de 40 m² pela cidade, totalmente equipados e com aulas gratuitas. O próximo será inaugurado em Vigário Geral, no dia 28 de fevereiro.

A iniciativa da JUVRio já beneficiou 457 jovens nos dois bairros. Salvino Oliveira, secretário de Juventude do Rio, é morador de Cidade de Deus e tem acompanhado de perto a chegada dos cursos dos Espaços da Juventude para os jovens de periferia e favela.

"Nós criamos os Espaços da Juventude para aproximar a Indústria 4.0 dos jovens que nem sonhavam em poder trabalhar com isso porque desconheciam ou acham que esse mercado não era para eles. O Espaço da Juventude é esse local de criação e inovação para estimular as habilidades, talentos, garantindo a profissionalização dos jovens, tirando muitos deles da desocupação total e oferecendo algo que poderá ser o começo de uma nova jornada. E, assim, continuamos gerando oportunidades e promovendo a transformação social da juventude carioca", destacou o secretário Salvino Oliveira.

Evelyn Dyana Mendes é um desses exemplos. Aos 27 anos, a estudante de Educação Física foi apresentada ao Espaço pela sua namorada. Nas aulas de drone, a jovem viu a oportunidade de aprender o uso do aparelho em aulas coletivas em ambientes externos com seus futuros alunos.

"Esse aprendizado pode ser mais uma oportunidade na minha formação. Aprendi a controlar o drone e criamos juntos um projeto de vídeo pensando na comunidade, em mostrar o Espaço para os moradores do Estácio. Entrevistamos moradores e apresentamos as possibilidades de cursos e tudo mais que havia ali. Isso uniu a turma", disse a jovem.

Inscrições e aulas

Para se inscrever nos cursos de Robótica e Operação de Drone basta acessar as redes sociais da Secretaria da Juventude (www.instagram.com/juvrio) até o dia 10 de março. O curso de Operação de Drone será realizado entre os dias 14 de março e 13 de abril nas segundas-feiras, das 8h às 12h, e terças e quintas-feiras das 8h às 10h; 10h15h às 12h15; 13h30 às 15h30; 15h45 às 18h; 19 às 21h. Já as aulas de Robótica ocorrerão de 15 de março a 14 de abril, sempre nas segundas, das 16h às 20h, e quartas e sextas, das 8h às 10h; 10h15h às 12h15; 13h30 às 15h30; 15h45 às 18h; 19 às 21h. Ambas as formações têm carga horária de 20 horas.

Nas aulas de Operação de Drone os jovens irão aprender a manusear esse moderno instrumento audiovisual e receberão capacitação sobre captação de vídeo, iluminação, os desafios da edição e a publicação de áudio e vídeo na web. Já em Robótica, os professores terão acesso a conhecimentos sobre projetos de células robotizadas colaborativas, com o objetivo de realizar a integração de robôs em rede e com outros sistemas de automação. Ao final do curso de Robótica, os jovens apresentarão um projeto autoral.

Desde que foram inaugurados, os Espaços da Juventude já abriram turmas para aulas de Robótica, Operador de Drone, Impressão 3D e Design de Games. O Espaço da Juventude também oferece orientação para o mercado de trabalho, com professores qualificados e material didático exclusivo.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis