Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Operação Carnaval

Operação da SEOP e da GM-Rio contará com quatro mil agentes nos dias de folia no Sambódromo e Blocos de Rua

Agentes atuarão nos bloqueios e segurança dos locais de carnaval

Foto: Divulgação/GM-RIO
Foto: Divulgação/GM-RIO

A operação especial da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) para o carnaval 2023, que irá acontecer de 17 a 26 de fevereiro, vai contar com o emprego de quatro mil agentes. Do total do efetivo, 1.481 guardas municipais atuarão exclusivamente nas ações de trânsito, além de também operarem nos bloqueios estabelecidos pela CET-Rio no entorno da Passarela do Samba e da Nova Intendente, também para o deslocamento dos carros alegóricos, e nos trajetos dos blocos, com foco na segurança viária e na diminuição de impactos no trânsito.

"A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal terão quatro mil agentes ao longo desse período do carnaval para cuidar do ordenamento da cidade, dando uma atenção especial ao aeroporto, rodoviária, praias e as áreas em que os blocos vão desfilar, cuidando tanto do comércio ambulante, para valorizar aqueles credenciados, coibindo a venda de garrafas de vidros e grandes estruturas para dar segurança, mobilidade para as pessoas. Iremos atuar também no entorno do Sambódromo, atuando nos bloqueios de trânsito dando fluidez para passagem de veículos e segurança para a passagem de pedestres. Além disso, teremos outros eventos acontecendo na cidade nesse período como o Rio Open e o campeonato carioca de futebol. São várias frentes de atuação exigindo um planejamento, uma complexa gama de atividades e nós estamos preparados para proporcionar ao carioca e turista um carnaval com ordenamento na cidade do Rio de Janeiro", o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Operação no Sambódromo

A Operação Carnaval 2023 começa na sexta-feira, dia 17, a partir das 9h. A Seop vai contar com as equipes da Subsecretaria de Fiscalização e Coordenadoria de Controle Urbano para fiscalizar ambulantes ilegais e fixos no entorno da Sapucaí. A GM vai realizar ações preventivas de monitoramento e fiscalização de trânsito.

Durante a operação, as equipes da GM-Rio também atuarão na área externa e na área interna do Sambódromo para promover o ordenamento urbano e a segurança dos foliões, além de prestar auxílio em situações emergências. No interior do Sambódromo, as equipes atuarão no entorno dos postos de saúde que serão montados no local e também no controle da área de dispersão.

Na área externa, o foco da atuação será em suporte aos bloqueios viários e também às ações dos fiscais da Subsecretaria de Operações e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) na fiscalização de comércio ambulante. Os guardas municipais ainda atuarão na coerção a delitos, promovendo ações de patrulhamento preventivo. As equipes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) e Gerência de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (GFer) vão atuar no entorno para coibir as vans piratas e os estacionamento irregulares.

A GM-Rio também atuará na fiscalização da área de manobra dos carros alegóricos que acessam a Sapucaí durante o desfile, na Avenida Frei Caneca e ruas de interseção. A ação acontece desde o ano passado em cumprimento a determinação de portaria expedida pela 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso. O documento estabelece no artigo 12, inciso 6, que nas esquinas das ruas transversais à Rua Frei Caneca haverá fiscalização realizada por viaturas da GM-Rio e da Polícia Militar, sem prejuízo das equipes de segurança das agremiações. As ruas incluídas no perímetro de atuação também estão definidas no documento. Haverá ainda a distribuição de pulseiras de identificação para crianças durante o desfile das Escolas de Samba. A ação será realizada pelos guardas do Grupamento de Ronda Escolar (GRE).

"Neste ano, temos o retorno dos blocos desfilando pela cidade e também temos uma Nova Intendente, além dos desfiles no Sambódromo. Estamos preparados. A nossa operação está com força total para cuidar do ordenamento urbano e da mobilidade na cidade nesses dias festivos, para que haja segurança tanto para os foliões quanto para aqueles que estarão trabalhando ou circulando pela cidade", fala o Inspetor Geral José Ricardo Soares.

Carnaval de Rua

Com a retomada dos desfiles dos blocos que compreende o Carnaval de Rua, a projeção da GM-Rio é do emprego de mil guardas a cada final de semana, de sexta a domingo e também nos dias de folia. Os desfiles já vêm acontecendo desde o final de janeiro. As equipes da GM-Rio atuam desde a concentração dos blocos e também no trajeto e o encerramento, para que seja realizado de forma segura e ordenada. É dada uma atenção especial ao trânsito, para prevenir acidentes e promover a fluidez e a mobilidade urbana após a dispersão. As equipes da GM-Rio estão atuando ainda em apoio às ações da SEOP para coibir o comércio ambulante sem autorização, em especial no caso da venda de garrafas de vidro, devido ao potencial de provocar acidentes graves.

Nova Intendente
A operação também contemplará o tradicional desfile (Grupo de Avaliação e das séries Bronze e Prata) da Intendente Magalhães, que neste ano passou a se chamar Nova Intendente devido a mudança do trajeto, agora realizado na Avenida Ernani Cardoso. O efetivo empregado será de 455 guardas municipais, empregados na operação e monitoramento do trânsito, operando os bloqueios viários determinados pela CET-Rio, e também com foco no ordenamento urbano e segurança dos foliões.

Também farão parte da operação carnaval da Secretaria de Ordem Pública o BRT Seguro, Rio+Seguro e Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização.
Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis