Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Oportunidades

Curso de Impressão 3D da JUVRio oferece 330 vagas para jovens da Cidade de Deus e Estácio

Objetivo é proporcionar uma iniciação nas tecnologias da Indústria 4.0

Imagem de destaque da notícia

Estão abertas, até a próxima terça-feira (31/01), as inscrições para as 330 vagas do curso de Impressão 3D - Prototipagem, oferecido pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio). As aulas acontecerão nos Espaços da Juventude do Estácio e da Cidade de Deus, localizados na praça do metrô do bairro e na rua Daniel, s/n, próximo à Fundação Leão XIII, respectivamente. Com o objetivo de proporcionar uma iniciação nas tecnologias da Indústria 4.0, o Espaço da Juventude é um equipamento público municipal que oferece formação a jovens de 15 a 29 anos em Inteligência Artificial, Robótica, Drone e muito mais. Até o final do ano, a JUVRio deverá abrir mais seis Espaços pela cidade.

William Santos dos Reis, de 19 anos, realizou a primeira edição do curso de Impressão 3D no Espaço da Juventude do Estácio. No local, ele mergulhou no mundo da prototipagem e entendeu como funciona o processo de produção aditiva, suas variáveis e diferentes aplicações nas áreas de desenvolvimento de produtos, além de formas para empreender nesse moderno mercado de trabalho.

"Eu me interessei pela Impressão 3D porque eu estudo Gestão de Produção. Eu sabia muito pouco e gostei do curso porque a gente não só recebe as aulas, mas também aprende como praticar em um projeto nosso, que apresentamos. Se eu pudesse, faria todos os cursos do Espaço da Juventude porque é um local muito bacana", disse o ex-aluno da unidade do Estácio.

O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, é cria da Cidade de Deus e confirma que o Espaço da Juventude busca garantir mais oportunidades de capacitação.

"É muito importante que a juventude do Rio de Janeiro continue ocupando os Espaços da Juventude, assim como fez o William. O Espaço da Juventude é esse local de criação e inovação para estimular as habilidades, talentos, garantindo a profissionalização dos jovens, tirando muitos deles da desocupação total e oferecendo algo que poderá ser o começo de uma nova jornada. E, assim, continuarmos gerando oportunidades e promovendo a transformação social da juventude carioca", destaca o secretário Salvino Oliveira.

Inscrições e aulas

Para se inscrever no curso de Impressão 3D - Prototipagem basta acessar as redes sociais da Secretaria da Juventude (www.instagram.com/juvrio) e preencher o formulário até o dia 31 de janeiro. São oferecidas 330 vagas no curso, com carga horária de 20h. Destas, 180 são para a unidade do Estácio e 150 para a Cidade de Deus. Ao final do curso, os jovens serão certificados como concluintes da formação pela Secretaria.

As aulas acontecerão entre os dias 1º de fevereiro e 10 de março, em diversas turmas. Às segundas-feiras, há vagas para o horário das 13h às 17h. Nas quartas e sextas-feiras, as turmas estudarão nos horários de 8h às 10h, 10h15 às 12h15, 13h30 às 15h30, 15h45 às 18h ou 19h às 21h.

Desde que foram inaugurados, os Espaços da Juventude já abriram turmas para aulas de Robótica, Operador de Drone, Impressão 3D e Design de Games. O Espaço da Juventude também oferece orientação para o mercado de trabalho, com professores qualificados e material didático exclusivo.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis