Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Teatro

Espetáculo 'Entre Nuvens' entra em cartaz na Tijuca

Evento estreia dia 01 de dezembro no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Foto: Luciano Xavier
Foto: Luciano Xavier

Quando Angel Vianna, diva da dança contemporânea, disse que "Gente é como nuvem, sempre se transforma", a fluidez e a beleza desse pensamento tocou a artista Moira Braga e inspirou o nome do espetáculo que estreia dia 1o de dezembro e tem apresentações com entrada gratuita até dia 4 no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

"O "Entre nuvens" celebra os encontros, os afetos e as transformações que eles são capazes de provocar em nós", diz Moira, pessoa cega que descobriu com Angel a possibilidade de dançar e, desde então, vem construindo uma carreira nas artes da cena.

Atriz, bailarina, performer, preparadora corporal e consultora de audiodescrição em conteúdos artísticos, além de professora da Escola e Faculdade Angel Vianna. Moira Braga também, é, atualmente, uma das preparadoras de elenco da primeira novela da Globoplay "Todas as Flores" (de João Emanuel Carneiro), onde também interpreta a personagem Fafá.

"Entre Nuvens" traz uma proposta estética inédita. Moira explora a audiodescrição e a tradução em Libras como parte da dramaturgia, para além de medidas de acessibilidade. Três mulheres estarão em cena: Moira, Beatriz Corrêa (intérprete de Libras) e uma audiodescritora - Nara Monteiro ou Georgea Rodrigues, a depender do dia da apresentação. "Trabalhei com a ideia de tríades desde o momento da pesquisa, que fiz com duas artistas da dança que também têm deficiência visual - Renata Mara, de Minas Gerais, e Natalia Rocha, da Bahia, o mesmo percurso feito por Angel até se estabelecer no Rio", destaca Moira.

O espetáculo é parte da pesquisa de mestrado que Moira vem desenvolvendo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Essa instituição foi a primeira a ter um curso de ensino superior em Dança no Brasil, estruturado com a ajuda de Angel e Klauss Vianna na década de 1960.

"Quando escolhi o tema da pesquisa, pensei: "meu estar aqui é por causa da Angel, quero que seja uma homenagem a ela". Além disso, percebo que a dança ainda guarda muitos traços de machismo e desigualdade entre os papéis de gênero e é preciso fortalecer e reafirmar o lugar de mulheres como Angel, que atuam com competência absoluta como agente de transformação social e desenvolvimento de uma identidade artística e cultural de referência", completa Moira.

SERVIÇO

Entre Nuvens

Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Dia 30 de novembro, às 14h

Dias 1, 3 e 4 de dezembro, às 19h

Entrada gratuita





Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis