Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Mais um vez Noel

Monumento a Noel Rosa é furtado mais uma vez em Vila Isabel

Espaço foi restaurado há cinco meses pela prefeitura, após furto de peças

Foto: Morador
Foto: Morador

O monumento a Noel Rosa, uma homenagem ao ilustre compositor e morador que escreveu várias músicas que imortalizam o bairro de Vila Isabel, teve novamente peças furtadas na madrugada do último sábado (07). Segundo moradores, os criminosos furtaram a placa de reinauguração, colocada no dia 11 de dezembro do ano passado. A estátua ficou dois anos para ser restaurada, após bandidos terem levado o tampo da mesa e o encosto da cadeira e, alguns dias depois, metade do corpo do garçom e o braço esquerdo do sambista.

"Novamente a estátua de Noel sofreu com a ação de vândalos. Colocaram várias câmeras e nada de um guarda fixo. Só espero que não cortem o Noel Rosa de novo. Cadê a Guarda Municipal?", disse um morador.

Foto: Morador

Foto: Lucas Santos/ Carnavalesco - Reinauguração: Dezembro de 2021

A estátua de Noel Rosa foi inaugurada em Vila Isabel em agosto de 1996 e, nesse período, passou por várias situações de vandalismo. A primeira vez foi no fim de 2012, quando foram furtados a cadeira em bronze e um copo que ficava sobre a mesa, que foram repostos no ano seguinte. Já a segunda vez, em dezembro de 2015, o braço esquerdo e o pé direito de Noel, assim como o braço esquerdo do garçom, foram serrados. Em maio de 2016 e dezembro de 2021, a obra foi restaurada pelo artista plástico, Joás Passos, autor da obra.

De acordo com a Gerência de Monumentos e Chafarizes da Secretaria de Conservação, foram gastos mais de 135 mil reais com reposição de peças do monumento ao longo dos anos.

Para impedir os constantes atos de vandalismo, em dezembro de 2021, foram instaladas câmeras de monitoramento, que ficam 24 horas voltadas para a estátua e a parte interna do bronze do monumento, que era oca, foi preenchida com concreto para dificultar o corte e o furto de partes da escultura. Apesar de todos esses cuidados, as câmeras não inibiram a ação dos criminosos

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a Secretaria de Conservação da Prefeitura do Rio para que se pronunciasse sobre o furto da placa de reinauguração da estátua.

A Secretaria Municipal de Conservação informou em nota "a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Secretaria Municipal de Conservação, esclarece que está ciente do furto da placa de reinauguração do Monumento a Noel Rosa e que o registro já foi feito na Polícia Civil. Informamos também que a peça está programada para ser recolocada nesta quarta-feira, dia 11".

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis