Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

O bom filho a casa retorna

Principal símbolo de Vila Isabel, estátua de Noel Rosa retorna ao bairro

Monumento foi restaurado pela prefeitura, após furto de peças

Foto: Divulgação/Riotur/Prefeitura do Rio
Foto: Divulgação/Riotur/Prefeitura do Rio

A estátua de Noel Rosa, principal símbolo do bairro de Vila Isabel, retornará, após dois anos, ao seu lugar de origem durante a comemoração do aniversário do ilustre morador homenageado.

Segundo o subprefeito da Grande Tijuca, Wagner Coe, a instalação da estátua está sendo finalizada pela Secretaria Municipal de Conservação e será reinaugurada, no próximo sábado (11), pela manhã no Boulevard 28 de Setembro em Vila Isabel.

De acordo com moradores, na última sexta (03), funcionários da Secretaria Municipal de Conservação da Prefeitura do Rio estiveram no local, pintando o portal onde fica o monumento e retirando os parafusos que fixam a estátua para soldarem na peça.


Fotos: Divulgação/Via Associados

O monumento, que é uma homenagem ao ilustre compositor que escreveu várias músicas que imortalizam o bairro, foi retirado pela prefeitura do Rio, após peças de bronze do monumento serem furtadas em abril de 2019.

Na época, foram levados o tampo da mesa e o encosto da cadeira e, alguns dias depois, metade do corpo do garçom e o braço esquerdo do sambista. De acordo com moradores, além do monumento, uma placa de bronze da estátua de Noel, que fica no Boulevard 28 de Setembro, e placas comemorativas do Instituto Hannesiano do Brasil, em homenagem a personalidades da instituição, que ficam na praça Tobias Barreto, também foram furtadas.

Volta da estátua é comemorada pelos moradores e comerciantes, mas temem pelo furto de peças

A volta da estátua restaurada ao local de origem é um pedido antigo dos moradores, comerciantes e a Associação de Moradores e Comerciantes de Vila Isabel, a VIA Associados, que comemoram a notícia do retorno. Uma das principais reivindicações da associação, que motivou a sua fundação, era a reinstalação do monumento restaurado no início do Boulevard 28 de Setembro.

"A VIA vem lutando para reaver a Estátua de Noel há muito tempo e isso é uma grande vitória para Vila Isabel. Agora, além da recolocação da estátua, estamos preocupados com a segurança do monumento. Queremos saber se existe um plano de segurança da prefeitura para que peças dela não sejam furtadas novamente", disse Jorge Artur, presidente da VIA Associados.

O monumento a Noel Rosa foi inaugurado em Vila Isabel em agosto de 1996 e, nesse período, passou por várias situações de vandalismo. A primeira vez foi no fim de 2012, quando foram furtados a cadeira em bronze e um copo que ficava sobre a mesa, que foram repostos no ano seguinte. Já a segunda vez, em dezembro de 2015, o braço esquerdo e o pé direito de Noel, assim como o braço esquerdo do garçom, foram serrados. Em maio de 2016, foi restaurado pelo artista plástico, Joás Passos, autor da obra. De acordo com a Gerência de Monumentos e Chafarizes da Secretaria Municipal de Conservação, foram gastos mais de 135 mil reais com reposição de peças do monumento ao longo dos anos. No mês de setembro de 2020, dois homens foram presos por policiais da 18º DP, suspeitos de serem os autores dos furtos das peças em 2019.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a Secretaria Municipal de Conservação da Prefeitura do Rio para saber sobre como será feita essa recolocação da imagem e se existe um plano de segurança para a manutenção da estátua em Vila Isabel.

A Secretaria Municipal de Conservação da Prefeitura do Rio, até o fechamento dessa matéria, não se pronunciou sobre o caso.
Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis