Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Falta pouco...

Chafariz da praça Saens Pena tem obra iniciada e prazo definido de entrega

Segundo a Seconserva, equipamento deverá estar pronto entre final de setembro e início de outubro

Imagem de destaque da notícia

Conforme noticiamos em julho deste ano, o chafariz da praça Saens Pena deverá ser entregue esse mês ainda, provavelmente daqui a 20 dias. O monumento, desligado desde 2017, recebeu a visita essa semana da Secretaria de Conservação, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes. Testes nas bombas e do quadro elétrico e hidráulico estão sendo feitos. Também estão sendo feitas a reposição dos bicos do jato d´água, além da substituição de parte da tubulação devido ao desgaste e trechos danificados. Se não for entregue ainda em setembro, o prazo deve ser prorrogado até o início de outubro.

Segundo a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, é de grande valor histórico a manutenção dessas peças.

"O restauro de um chafariz ou monumento é um resgate que mantém viva a nossa história. O Rio de Janeiro é uma das cidades com o maior acervo do Brasil e, desde o início dessa gestão, a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Conservação, já realizou o reparo em mais de 380 peças - entre bustos, estátuas, esculturas, etc. É um enorme orgulho estar à frente dessa Secretaria, poder fazer trabalhos como esse e entregá-los à população carioca", afirma Anna Laura.

Segundo o subprefeito da Grande Tijuca, Wagner Coe, outros reparos deverão ser feitos na praça para entregar o monumento com o local "tinindo".

"Não será somente o chafariz. Estamos já realizando outras medidas para entregar o espaço totalmente repaginado", afirmou Coe, sem entrar em detalhes dessas novas medidas.

O chafariz da Praça Saens Peña é composto de dois jorros d'água, um na extremidade do lago e outro central. O autor da obra, confeccionada em concreto armado, é o artista plástico Azevedo Neto e a inauguração ocorreu em 1947. O chafariz está desativado desde 2017

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis