Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Boas novas

Desativado desde 2017, chafariz da Saens Pena deverá ser religado em setembro

Secretaria de Conservação já estuda orçamento para reforma completa do equipamento

Foto: Rodrigo Rebechi
Foto: Rodrigo Rebechi

Desde 2017 desligado, o chafariz da praça Saens Pena teria um novo prazo para ser reinaugurado: setembro deste ano. A informação é o subprefeito da Grande Tijuca Wagner Coe ao portal Grande Tijuca. Segundo Coe, a pasta não tem verbas para grandes obras e que a Secretaria de Conservação se propôs a assumir o reparo.

"Estivemos conversando com a Ana Laura, que prontamente se colocou à disposição para assumir a obra que devolverá o chafariz para o bairro. Ela me garantiu que até setembro estará pronto. Infelizmente, por conta da pandemia e a crise econômica que o mercado sofreu por causa da Covid-19, as parcerias com comércio local foram prejudicadas", relatou Coe.

O chafariz chegou a ter obras reiniciadas em 2019, na gestão do superintendente da Grande Tijuca, Hugo Leal. Na ocasião, foi realizada parcerias com o comércio local. Em declaração ao portal Grande Tijuca em reportagem publicada em 30 de abril, faltava pouco para entregar o chafariz.

"Fizemos testes elétricos, nas bombas e só precisávamos comprar os birros da saída de água. Mas com o fim da gestão, não consegui resolver esse detalhe. Realmente não entendo porque ainda não está funcionando, já que a parte mais difícil do processo já havia sido concluída. Inclusive reatar o contrato com a Light para o fornecimento de energia necessário. Passei todas essas informações para a nova gestão, já que minha prioridade sempre foi devolver ao povo tijucano sua identidade", disse Leal na ocasião

Procuramos a Secretaria de Conservação. Em nota, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, informa que já fez o levantamento das necessidades para realizar o conserto do chafariz da Praça Saens Peña, na Tijuca, e que está em fase de levantamento orçamentário e elaboração de projeto para fazer a reforma completa da peça. Os funcionários da Secretaria farão os serviços de limpeza da tubulação, religação do hidrômetro e das partes elétrica e hidráulica, reposição dos bicos do jato d'água, além da recuperação das bombas. A previsão é de que o trabalho de reparo seja finalizado neste segundo semestre.

Segundo a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, é de grande valor histórico a manutenção dessas peças.

"O restauro de um chafariz ou monumento é um resgate que mantém viva a nossa história. O Rio de Janeiro é uma das cidades com o maior acervo do Brasil e tem, sob sua tutela, 1731 obras. Desde o início dessa gestão, a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Conservação, já realizou o reparo em mais de 290 peças - entre bustos, estátuas, esculturas, etc. É um enorme orgulho estar à frente dessa Secretaria, poder fazer trabalhos como esse e entregá-los à população carioca", afirma Anna Laura.

O Chafariz da Praça Saens Peña é composto de dois jorros d'água, um na extremidade do lago e outro central. O autor da obra, confeccionada em concreto armado, é o artista plástico Azevedo Neto e a inauguração ocorreu em 1947...

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis