Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Cultura

Prefeitura reabre Centro Musical Carioca Artur da Távola, na Tijuca

Centro cultural conta com protocolos de segurança e atrações ao ar livre

Imagem de destaque da notícia

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reabre três centros culturais importantes da cidade, com programação ao ar livre. Parque das Ruínas (Santas Teresa), Centro Cultural Profª Dyla Sylvia de Sá (Jacarepaguá) e Centro Musical Carioca Artur da Távola (Tijuca) voltam a funcionar seguindo protocolos de segurança e com foco nas áreas externas. Os espaços estarão abertos com capacidade reduzida a 40%.

O Centro Musical Carioca Artur da Távola, inaugurado em 2007, é um espaço de convergência de estilos musicais, dedicado à memória, criação e pesquisa da música carioca em todas as suas manifestações.

Ocupa em um antigo palacete anexo, projetado por Gaspar José de Souza Reis em 1921. Possui um teatro, batizado de Sala Maestro Paulo Moura, seis salas de aula e os jardins que complementam o conjunto arquitetônico, tombado pelo patrimônio municipal.

PROGRAMAÇÃO

Exposição "Música Brasilis"

Uma viagem pelos 500 anos da música no Brasil. Essa é a proposta da exposição interativa, realizada pelo Instituto Musica Brasilis, sob a curadoria de Rosana Lanzelotte. Retrata por meio de instrumentos musicais, vídeos e instalações interativas os cinco séculos da música brasileira.

Dividido em três módulos, o projeto resgata as músicas indígena, africana e europeia, além de oferecer jogos interativos nos quais os visitantes podem aprender como funcionam as partituras e a compor as suas próprias canções.

Projeto "Música no Jardim"

Sábado, dia 05, às 16h: O cantor, compositor e violinista carioca Jorge Rafael abre o projeto com um show cheio de suingue, composições autorais e releituras de clássicos do MPB. Com mais de 20 anos de experiência em rodas de samba e acompanhando diversos artistas, traz um repertório marcado por samba, samba-rock e balanço, além de forró, chorinho e bossa-nova. No formato de trio, dupla ou voz e violão, os improvisos e as levadas contagiantes de Jorge Rafael colocam todos para cantar e dançar.

Domingo, dia 06, às 16h: Neste espetáculo, os artistas Jujuba e Ana Nogueira utilizam violão, cavaquinho, flauta, acordeom e instrumentos de percussão para apresentarem cantigas tradicionais, brincadeiras cantadas, parlendas e trava línguas. A apresentação também tem a presença das estátuas vivas da deusa grega Gaia, representando o planeta terra, e do jogador de futebol Bellini. Ambos abordam de maneira divertida a importância da preservação do meio ambiente.

Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca - 3238-2821.

Exposição Música Brasilis: Palacete Garibaldi. Quin a dom, das 10h às 16h. Livre.

Projeto Música no Jardim: sáb e dom, das 16h às 18h. R$ 1. Livre.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis