Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Paisagem 'desafinada'

Símbolo de Vila Isabel, calçadão musical do bairro está deteriorado

Tombado, em diversos pontos da Boulevard 28 de Setembro há pedras danificadas

Fotos: Leonardo Pimenta
Fotos: Leonardo Pimenta

Símbolo do bairro e referência máxima da boemia de Vila Isabel, o calçadão musical, revestido por pedras portuguesas, retrata o abandono que a região vem sofrendo pelo poder público, além do fechamento de diversos points que colocavam o bairro de Noel como referência cultural do Rio de Janeiro. Ao longo de toda Boulevard 28 de Setembro, diversos trechos quebrados, descontinuados ou obstruídos.

Tombado em definitivo como patrimônio cultural desde 1999 e com multas a serem aplicadas por quem depredar o calçamento da Boulevard, a via se parece com um "queijo suíço".

"É muito triste ver toda essa beleza, com essas notas musicais desenhadas, com vários pontos destruídos. A Prefeitura há anos não se preocupa com isso. O bairro já perdeu tanto, com o fim de diversos bares, com a crise e violência, manter a beleza do calçadão era o mínimo que poderia ser feito", lamentou uma comerciante do bairro.

Em nota, a Secretaria de Conservação informou que "está realizando, desde a semana passada, vistorias e o levantamento ao longo do Boulevard 28 de Setembro e Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel, para averiguar as condições do calçamento e inserir na programação de junho os serviços necessários, como reparo e recomposição de trechos da calçada de pedras portuguesas.

No caso de obstrução do passeio (calçada) por parte de algum estabelecimento comercial, o mesmo será notificado a fazer a retirada do material para que, se necessário, haja intervenção da equipe da Conservação"

História

O projeto artístico das calçadas musicais, feito com pedras portuguesas, existe desde. Pelas calçadas do bairro, os moradores transitam em figuras de instrumento musicais, nomes de compositores e partituras de músicas famosas, como Cidade Maravilhosa, que abre o mosaico.

Pelo caminho ainda é possível encontrar referências a clássicos como Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga, Feitiço da Vila, de Noel Rosa, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.


Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis