Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Desnecessário...

GM-Rio e SEOP atacam ambulantes em dia tenso na Tijuca e Grajaú

Vídeos mostram ações truculentas dos agentes municipais e teve cena similar ao caso George Floyd em feira no Grajaú

Foto: Reprodução de video
Foto: Reprodução de video

Uma confusão entre Guardas Municipais e feirantes causou pânico e revolta entre moradores e comerciantes na Rua Julio Furtado. Segundo informações de testemunhas, uma operação da Secretaria de Ordem Pública, juntamente com Guardas Municipais foi realizada com a missão de interromper a feira.

Segundo informações, moradores haviam denunciado uma barraca de sushi nesta feira. De acordo com uma feirante, a confusão começou quando agentes da vigilância sanitária solicitou apreensão do material. Nos vídeos recebidos pelo portal Grande Tijuca, um agente da Guarda Municipal, tal qual o policial americano Dereck Chauvin (aquele que matou George Floyd), se colocou em cima de um feirante. Aos gritos de "você vai matar ele", o agente da GM-Rio se levantou e puxou o feirante, que não seria o da barraca de sushi, para parte da frente de um utilitário.

Em um determinando momento, houve correria por conta de gás de pimenta, expelido por sprays e que segundo as testemunhas, foram acionadas pela equipe da Guarda Municipal.

"Não tinha necessidade desta ação truculenta, atacando trabalhador. Foi uma correria, com direito a cacetetes, spray de pimenta.

E na praça Saens Peña...

Vídeos também denunciam a mesma ação dos agentes da Guarda Municipal contra ambulantes na praça Saens Peña. No vídeo, um homem foi imobilizado e, aparentemente, reclama de dores ao ser algemado pelos agentes.

"Tá errado, dessa forma não. Pelo amor de Deus. Dessa forma vocês estão errados. Cadê o direito do cidadão", relata um homem no vídeo.

"Que absurdo! Rapaz que vende esfiha. Sem necessidade esta violência", disse uma moradora, numa rede social.

Procuramos a Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal. A SEOP, em nota, informou que realizou na tarde desta sexta-feira, dia 30, uma operação de ordenamento urbano na Rua Conde de Bonfim, altura da Praça Saens Pena, na Tijuca. Equipes da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) foram ao local para fiscalizar e coibir a ocupação da calçada por ambulantes irregulares. Durante a ação, um fiscal foi agredido com dois socos por um ambulante que não tinha autorização para atuar no local. O homem foi detido por guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais (GOE). O caso foi registrado na 19ª DP (Tijuca).

Sobre o Grajaú, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou na tarde desta sexta-feira, dia 30, uma ação de ordenamento e fiscalização em uma feira localizada na Rua Júlio Furtado, esquina com a Rua Caruaru, no bairro do Grajaú, Zona Norte. As equipes foram ao local verificar denúncia de funcionamento de um food truck que comercializava alimentos sem autorização e em desacordo com as regras estabelecidas para a feira. Durante a apreensão de itens por fiscais da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), uma confusão foi iniciada por populares que tentaram impedir a ação. Neste instante, guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais (GOE) precisaram imobilizar um homem, de 31 anos, que começou a arremessar pedras contra as equipes. Ele foi preso e levado para a 20ª DP (Vila Isabel), onde o caso foi registrado como lesão corporal e resistência. O estabelecimento (foodtruck) que estava irregular foi interditado e multado pela Vigilância Sanitária. Um guarda municipal teve o pulso fraturado após ser atingido por uma pedra.



Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis