Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Suspensos

OMS suspende testes feitos com cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento do Covid-19

Decisão acontece depois de pesquisas que não mostraram eficácia dos medicamentos

Foto: Valentim Flaurad/EPA/Divulgação
Foto: Valentim Flaurad/EPA/Divulgação

Foi anunciado nesta segunda-feira (25) pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a suspensão temporária os testes feitos com cloroquina e a hidroxicloroquina para tratar a Covid-19. A decisão aconteceu baseada na pesquisa divulgada semana passada pela revista científica "The Lancet" com 96 mil pessoas que apontou ineficácia desse tipo de tratamento e ainda por cima detectou o risco de acontecer arritmia cardíaca nos pacientes que fizeram uso

"Os autores reportaram que, entre pacientes com Covid-19 usando a droga, sozinha ou com um macrolídeo [classe de antibióticos da qual a azitromicina faz parte], estimaram uma maior taxa de mortalidade", afirmou em comunicado o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Os testes da organização estavam sendo feitos através da iniciativa internacional que conta com profissionais de 35 países, chamado Solidariedade e que busca tratamentos para conter a doença que já teve mais de 5 milhões e meio de pessoas infectadas em todo o planeta, causando até o momento aproximadamente 345 mil mortes.

Ministério da Saúde recomenda o uso

Com aproximadamente 360 mil casos e mais de 22 mil mortes confirmadas por causa do Covid-19 no país, o Ministério da Saúde emitiu na última semana um documento que recomenda o uso de cloroquina e a hidroxicloroquina em atendimentos feitos pelo SUS, mesmo ainda sem a comprovação da eficácia dos medicamentos. Até o momento o órgão não se posicionou sobre a suspensão feita pela OMS.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis