Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Terreno invadido

Moradores pedem limpeza e acolhimento de usuários de drogas em terreno da CET-RIO

Local no Catumbi vem sendo usado como moradia e depósito de entulho

Foto: Morador
Foto: Morador

Um terreno pertencente a subestação de energia do Túnel Santa Barbara e sobre a administração da CET-RIO está preocupando moradores do Catumbi e de Santa Teresa. Segundo moradores, o local que fica na rua Gonçalves está sendo invadido por usuários de drogas e necessita de poda e do recolhimento de entulho e lixo que fica no local.

"Já entramos em contato com a prefeitura pelo 1746 pedindo a limpeza e informando a invasão. Estamos preocupados dessa área virar cracolância", disse um morador.

Os moradores pedem que além da limpeza do terreno, que os moradores em situação de rua que residem no local sejam acolhidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Nossa redação entrou em contato com Secretaria Municipal de Assistência Social e com a COMLURB para saber quais providências estão sendo tomadas para atender às solicitações dos moradores da localidade.

A Prefeitura do Rio, por meio da CET-RIO, disse em nota "que no local funciona uma subestação do Túnel Santa Barbara. Em relação aos usuários de drogas, a demanda será encaminhada à Secretária de Assistência Social."

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social informou em nota que "realizará ação de abordagem de população em situação de rua no local apontado para identificar o tipo de intervenção a ser realizado. Como se trata de cena de uso de drogas e região de alta periculosidade, as ações acontecem por demanda ou indicação da Subprefeitura, com apoio de outros órgãos municipais. Esse tipo de solicitação também pode ser feita pela população, pelo canal 1746 da Prefeitura. As ações de abordagem seguem estritamente a Política Nacional de Assistência Social no que se refere aos direitos humanos e só acolhe as pessoas que assim desejarem, conforme estabelece a legislação. Desde o início da nova gestão, as equipes da Assistência Social têm realizado ações integradas de acolhimento e mapeamento da população em situação de rua em toda a cidade, em especial na Zona Sul e Centro, regiões que mais concentram essa população. De 1 de janeiro a 5 de abril, foram realizados 33.753 atendimentos, 6.655 encaminhamentos de casos para outros órgãos e 2.468 acolhimentos em unidades de reinserção social. Nessas ações, que também têm como objetivo a prevenção à covid-19, também foram distribuídas 9.385 máscaras, 10.672 lanches e 9.884 águas".

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis