Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Esporte é vida

Tijuca sedia competição de Natação dos Jogos Estudantis 2020

Evento traz 12 modalidades a escolha de estudantes de escolas públicas e particulares do Estado. Atletismo, Natação e eSports também para pessoas com deficiência

Imagem de destaque da notícia

Rafael é tijucano, morador do Maracanã e com nanismo acondroplásico, uma mutação genética que se caracteriza por uma deficiência no crescimento, é destaque na natação. O jovem, de 15 anos, se prepara para disputar nos Jogos Estudantis, as provas de 25 e 50 metros no Nado Livre. A competição irá acontecer no dia 6 de dezembro, nas piscinas do Parque Aquático Júlio De Lamare.

"Poder participar e ter oportunidades como essa é um grande marco em minha vida. Para nós, jovens com deficiência, o esporte é uma ferramenta de luta pela inclusão e igualdade na sociedade", afirma Rafael Vittorino, paratleta de Natação.

Rafael pratica natação desde os seis meses, por recomendação médica, mas o que era um tratamento se tornou uma grande paixão. Nas piscinas do Parque Aquático Júlio De Lamare desenvolveu ainda mais suas habilidades, através das aulas oferecidas pelo Programa RJ+Inclusão, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que através da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude realiza os Jogos Estudantis. Na edição 2020, esta competição conta com a co-organização da Spiridon e patrocínio da Enel Distribuição Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Além de natação, a participação de jovens com deficiência também está aberta para atletismo e eSports. E compõe a programação outros nove esportes: vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica (virtual), handbeach, surf, fut7, basquete 3x3, corrida virtual e skate. O evento acontece seguindo rígidos protocolos de segurança e saúde.

"O esporte é uma ferramenta de mudança e tem muito potencial entre os jovens. Por isso, acreditamos que a realização dos Jogos Estudantis seja um estímulo da prática, além da possibilidade de identificação de novos talentos esportivos", declara o Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Alves.

As inscrições para algumas modalidades ainda podem ser feitas no site www.jogosestudantisrj.com.br com autorização de um responsável técnico e legal, não sendo mais necessária inscrição direta da escola.

"A edição 2020 dos Jogos Estudantis do Estado do Rio de Janeiro tem várias novidades e a inclusão de modalidades para jovens estudantes com deficiência é uma grande conquista. Este evento se torna uma celebração do desporto escolar, inclusivo e participativo, mesmo em tempos de pandemia - comenta a coordenadora dos Jogos Estudantis RJ, Priscilla Honório.

Com inscrições gratuitas, o evento reunirá estudantes de escolas públicas e particulares em 12 modalidades esportivas diferentes, incluindo provas virtuais, individuais e outras com baixíssimo contato. O evento é promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.

Confira abaixo as datas das competições de todas as modalidades:

Novembro e Dezembro

Skate (12 a 17 anos) - 28/11

Corrida Virtual (15 a 17 anos) - 28/11 a 19/12

Dezembro

Surf (15 a 17 anos) - 05 e 06/12

Handbeach (15 a 17 anos) - 05 e 06/12

Natação (15 a 17 anos, também PCD) - 06/12

Ginástica Rítmica Virtual (12 a 17 anos) - 06/12

eSportes - Xadrez, Fifa 2020, Fortnite e Clash Royale (12 a 17 anos, também PCD) - 07 a 11/12 e 14 a 18/12

Atletismo (15 a 17 anos, também PCD) - 11 a 13/12

Basquete 3x3 (15 a 17 anos) - 12 e 13/12

Fut 7 (15 a 17 anos) - 17 a 20/12

Vôlei de Praia (15 a 17 anos) - 19/12

Tênis de Mesa (15 a 17 anos) - 20/12

SERVIÇO

Competições na Tijuca

Natação - 06/12

Parque Aquático Júlio De Lamare

Jogos Estudantis 2020

Inscrições em www.jogosestudantisrj.com.br

Regulamento completo, calendário de competições, protocolos de segurança e saúde e demais informações também disponíveis em @jogosestudantisrj.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis