Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Perigo mora ao lado

Moradores denunciam invasão de ratos em imóveis de Vila Isabel

Roedores estariam se alastrando para vila vizinha

Foto: Morador
Foto: Morador
Os moradores da rua Gonzaga Bastos, em Vila Isabel, estão preocupados com a entrada de roedores em seus imóveis. Segundo uma moradora, uma loja fechada na altura do número 284 e uma casa em ruínas com muito lixo, entre o número 280 e a rua Maxwell, estariam sendo o foco para a proliferação dos ratos. O estabelecimento vende ração para animais e os roedores estariam aproveitando o período em que o local está fechado, por causa da pandemia do coronavírus, para se alimentarem.

"Peço que a Vigilância Sanitária fiscalize uma loja que está fechada, porém com muitos produtos dentro, o que está ocasionado o aparecimento de muitos ratos. Esse estabelecimento fica localizado na rua Gonzaga Bastos, ao lado do número 284 e uma casa abandonada situada na rua Gonzaga Bastos 280, que dá acesso ao mesmo local pela Maxwell. Essa casa fica num terreno que fica, exatamente, de fundos para a vila que moro. Dá para ver que é rota de passagem dos roedores. Vejo muitos vindos do telhado da casa colada a esse terreno. Nosso interesse é de mantermos o local, que amamos morar, limpo e belo", disse uma moradora.

Foto: Moradora

Foto: Morador

De acordo com a Prefeitura do Rio, a responsabilidade sobre a manutenção e a limpeza dos imóveis é de seus proprietários ou administradores que podem ser multados e até sofrer sanções jurídicas, em caso de descumprimento.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a Comlurb, a Vigilância Sanitária e a Superintendência da Grande Tijuca da Prefeitura do Rio para saber se os proprietários dos imóveis foram notificados e quais medidas tomadas pelos órgãos municipais para a apuração do caso.

A Prefeitura do Rio enviou uma nota conjunta informando que:

"Uma equipe da Comlurb fará uma vistoria no local e, caso seja constatada a presença de lixo nos imóveis e identificados os proprietários, eles serão intimados a limpar os terrenos. Caso isso não seja feito no prazo acordado, estarão passíveis de multa.

Uma equipe do Centro de Pesquisas Aplicadas e Controle de Vetores da Comlurb fará uma vistoria no entorno dos imóveis na próxima terça-feira, com a inspeção de bueiros, para combater roedores e orientando moradores e comerciantes. O tratamento é feito com aplicação de raticidas, em pó, para combate a ninheiras, e isca em bloco, usada em locais úmidos como os bueiros.

Qualquer cidadão pode solicitar a presença da equipe de controle de vetores da Comlurb na sua rua, ligando para a Central de Atendimento 1746 da Prefeitura.

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária reforça que, em casos como esse, a denúncia seja sempre oficializada nos canais de atendimento da Central 1746.

Para denunciar, basta acessar o site 1746.rio, discar 1746 de qualquer telefone ou baixar o aplicativo 1746 Rio. https://www.1746.rio/portal/servicos."

Já a Superintendência da Grande Tijuca informou em nota que "irá até o local para uma vistoria e tomar as providências".

Foto: Morador

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis