Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Defendendo o Consumidor

Procon Carioca realiza nova fiscalização e notifica lojas no Shopping Tijuca

Na ação, estabelecimentos foram autuados por produtos vencidos, publicidade enganosa, ausência de preços e dupla precificação


Foto: Divulgação/Procon Carioca

O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania da Prefeitura do Rio, realizou mais uma ação de fiscalização, nesta quinta (13), no Shopping Tijuca. Segundo o Procon Carioca, a equipe fiscalizou entre terça e quinta-feira (11 a 13/06), 13 lojas e notificou 10 por apresentarem irregularidades, como data de validade vencida, publicidade enganosa, ausência de preços, dupla precificação e ausência de documentação necessária para funcionamento.

Os agentes encontraram 181 itens impróprios para exposição e/ou comercialização, como perfumes e cosméticos, e descartaram 128,292kg.

De acordo com o órgão, foram notificados os seguintes estabelecimentos: Gurumê, Heaven, Madero, Gula Gula, Abraccio, Renner, C&A, Fast Shop, World Free e Le Parfum. As empresas têm um prazo de 20 dias para apresentar esclarecimentos ao Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

Nas lojas Mamma Jamma, Outback e Decathlon, a equipe de fiscais realizou orientações acerca da norma consumerista.

Foram notificadas:

- Gurumê, por ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

- Heaven, por ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, bem como por ausência de informação clara na precificação das bebidas do cardápio. Além disso, foram descartados mais de 112 kg de alimentos armazenados de forma inadequada ou fora da validade.

- Madero, por produtos armazenados de forma indevida ou sem data de validade, além de presença de baratas na cozinha. Foram descartados 12kg de alimentos.

- Gula Gula, por produtos com prazo de validade vencido ou sem data de abertura/validade. Foram descartados 3,492 kg de alimentos.

- Abraccio, por ausência do certificado de aprovação do corpo de bombeiros e ausência de informação clara e precisa no cardápio.

- Renner, por ausência de precificação em diversos produtos expostos para comercialização, dupla precificação, publicidade enganosa, produtos com prazo de validade vencido, além de ausência do licenciamento sanitário.

- C&A, por ausência de precificação em produtos expostos para comercialização, dupla/tripla precificação, publicidade enganosa, além de ausência do licenciamento sanitário.

- Fast Shop, por ausência do certificado de aprovação do corpo de bombeiros.

- World Free, por produtos com prazo de validade vencido ou sem a devida informação e ausência de documentos necessários como certificado de aprovação do corpo de bombeiros e licenciamento sanitário.

- Le Parfum, por produtos com prazo de validade vencido ou sem a devida informação e ausência de documentos necessários como certificado de aprovação do corpo de bombeiros e certificado de dedetização.

Procuramos a Heaven Cucina e não obtivemos resposta. Não conseguimos a assessoria da Gula Gula. Já a Madero emitiu nota. O Grupo Madero esclarece que, em 11/06/2024, recebeu a visita de uma equipe de fiscalização do Procon Carioca no restaurante do Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro. Dos 12 kg de alimentos informados com rotulagem inadequada, 9 kg eram de sal, ou seja, (faltando a segunda marcação de data de validade, sendo que a primeira estava dentro do prazo de consumo), e mesmo assim eles foram descartados imediatamente, conforme orientação do órgão fiscalizador.

Quanto à dedetização, fornecemos ao Procon o Certificado de Dedetização emitido pela Vigilância Sanitária, reforçando nosso compromisso com a segurança alimentar e a qualidade dos produtos servidos. O Grupo Madero informa que oferece um rigoroso programa de treinamento para a equipe, focado em práticas corretas de etiquetagem e armazenamento de alimentos. Reafirmamos nosso compromisso em garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos servidos aos nossos clientes.

O Shopping Tijuca também emitiu nota. O shopping informa que colaborou com a ação do Procon Carioca e que orienta seus lojistas de alimentação sobre importância de se cumprir rigorosamente os protocolos de saúde, de acordo com as diretrizes dos órgãos competentes, para preservar o bem-estar de todos.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!