Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Responsabilidade social

UERJ e outras instituições públicas do Rio afirmam que retorno das atividades é improvável

Nesta quarta-feira (22), um manifesto anunciou que isso só vai acontecer mediante critérios científicos

Imagem: UERJ
Imagem: UERJ

Na manhã desta quarta-feira (22), a UERJ e outras Instituições Públicas Federais e Estaduais de Educação do Rio de Janeiro anunciaram que consideram o retorno das atividades acadêmicas improvável para o ano de 2020. O manifesto foi baseado na nota da Comissão de Especialistas das Universidades Públicas e Institutos Federais do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo as instituições, a volta da atuação presencial nesse ano ainda não é possível de ser confirmada. Portanto, isso só vai acontecer quando todas as decisões sobre o tema forem alinhadas e respaldadas por critérios científicos.

Em nota divulgada nas redes sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foram destacadas que apenas ações pontuais, desenvolvidas de acordo com as especificidades de cada instituição e em que sejam resguardadas a segurança dos seus participantes, serão realizadas. Assim como, a continuidade das atividades curriculares de ensino deverá ser exercida, em caráter emergencial, por meio de mecanismos de mediação tecnológica.

As instituições também ressaltaram que para que esse processo seja exitoso e includente é indispensável a manutenção da regularidade das transferências dos recursos previstos nos orçamentos públicos. Desse modo, elas poderão avançar institucionalmente.

"Sem deixar ninguém para trás, mantendo nosso compromisso com a educação pública, gratuita, de excelência e referenciada socialmente", concluiu o comunicado.

Logo abaixo, segue os nomes dos reitores que assinaram o manifesto:

- Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (Reitor – UFF)
- Denise Pires de Carvalho (Reitora – UFRJ)
- Jefferson Manhães de Azevedo (Reitor – IFF)
- Maria Cristina de Assis (Reitora – UEZO)
- Oscar Halac (Reitor – Colégio Pedro II)
- Rafael Barreto Almada (Reitor – IFRJ)
- Raul Ernesto Lopez Palacio (Reitor – UENF)
- Ricardo Luiz Berbara (Reitor – UFRRJ)
- Ricardo Lodi Ribeiro (Reitor – UERJ)
- Ricardo Silva Cardoso (Reitor – UNIRIO)

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis