Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Esperança

Vacina contra Covid-19 desenvolvida por Oxford é considerada segura

Terceira fase dos testes deverão acontecer no Brasil

Foto: Pixabay/Divulgação
Foto: Pixabay/Divulgação

Uma vacina contra o Covid-19 desenvolvida por cientistas da Universidade de Oxford no Reino Unido foi considerada segura e com boa resposta na resposta imune nas duas fases preliminares de testes conforme informativo divulgado pela instituição nesta segunda-feira (20). Ela foi considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a como a vacina mais adiantada no mundo, além de ser também a mais avançada em termos de desenvolvimento

A terceira fase dos testes deverá contar com cerca de 50 mil pessoas em todo o mundo, 5 mil delas aqui no país com mil no Rio de Janeiro, 2 mil em São Paulo e as outras 2 mil na Bahia. Vale ressaltar também que um dos centros que testa essa vacina é coordenado pela cientista brasileira Daniela Ferreira, doutora pelo Instituto Butantan.

Primeiros testes

As duas primeiras aconteceram simultaneamente lá mesmo no Reino Unido com 1.077 voluntários e mostrou que a vacina é capaz de induzir a resposta imune por anticorpos e por células T, que fazem parte do sistema imune capazes de identificar e destruir outras células infectadas, até quase dois meses (exatamente 56 dias) depois de serem aplicadas uma dose.

De acordo com os cientistas envolvidos no estudo, a resposta das células T aconteceu 14 dias após a dose e os anticorpos capazes de destruir o vírus foram identificados no 28º dia. Como essa resposta imune foi medida em laboratório, serão necessários novos testes para confirmar se a vacina realmente protege contra infecções.

A previsão é de que a vacina britânica poderá ter o registro liberado em junho de 2021.


Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis