Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Festejos

Rede de Mulheres Negras-RJ comemora seis anos de ativismo no Renascença Clube

Evento terá shows, feijoada e feira de artesanato e entrada será franca

Imagem de destaque da notícia

A Rede de Mulheres Negras-RJ comemora seis anos de ativismo no município. A comemoração está marcada para o próximo sábado, dia 30, a partir das 16h, no Renascença Clube. Feijoada, Feira de Artesanato das ativistas empreendedoras da Rede de Mulheres Negras/RJ, DJ Bieta e o samba e pagode do Grupo Reflexo vão dar aquele toque especial à festa desejando muito axé para essa rede que tanto faz pelas mulheres negras do Rio de Janeiro. Esse encontro reafirma parcerias e sonhos com mulheres que lutam pela nossa história, mulheres que fazem parte do movimento feminista negro resistindo e combatendo o racismo e sexismo no estado. Tudo acontece em um espaço - Renascença Clube - que faz parte da construção da Rede de Mulheres Negras/RJ. Evento totalmente gratuito.

A Rede de Mulheres Negras/RJ é uma articulação plural, autônoma e independente que se reuniu pela primeira vez, em 2018, no Renascença Clube, contando com a participação de mais de 250 mulheres, cujo objetivo foi organizar as mulheres negras do estado do Rio de Janeiro para participar do Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 Anos, em Goiânia. Considerando a experiência e vivência das mulheres negras, a Rede MN/RJ desenvolve ações de socialização de experiências, proporciona conhecimento, motivação, capacitação e fortalecimento coletivo das estratégias sociais, prioritariamente dirigidos às mulheres negras em situação de vulnerabilidade, incluindo a econômica, violência e educacional. Também, ações para potencializar as oportunidades de crescimento individual e coletivo em busca da equidade.

Atualmente, a rede atua em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro trabalhando pela articulação e movimentação de mulheres negras para a garantia dos seus direitos e conquista do bem-viver. "Comemorar seis anos da rede significa, mais uma vez, a resistência das mulheres negras. Durante o primeiro ano, realizamos encontros presenciais. Na pandemia, promovemos debates virtuais e fazíamos o acolhimento das mulheres que ficaram muito mal psicologicamente. Apesar de tudo, sobrevivemos e estamos aí fazendo história, apoiando e acolhendo mulheres. A adversidade está sendo potencializada na rede de mulheres negras!", afirma Rosalia Lemos, Diretora-Executiva da Rede de Mulheres Negras.

Serviço

Dia: 30/03

Hora: a partir das 16h

Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 - Andaraí)

EVENTO GRATUITO

Censura Livre (menores só acompanhados dos responsáveis legais)

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis