Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Sextou na Mimosa

Bloco da Mimosa desfila na Praça da Bandeira, nessa sexta, (02)

Evento desse ano visa a expressão cultural, a quebra estereótipos e o empoderamento feminino

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco da Vila Mimosa desfilará nesta sexta (02), na Praça da Bandeira. Segundo a organização, o bloco, que em 2020 reivindicava a reabertura das casas de prostituição que haviam sido interditadas por parlamentares, esse ano chama a atenção para expressão cultural, quebra estereótipos, empoderamento feminino e um ambiente inclusivo.

"A ideia do bloco surgiu em 2003 , quando recebemos a visita do desembargador Siro Darlan, que nos apresentou a carnavalesca Terezinha Monte. A ideia ficou, mas o bloco não saiu do papel. Com a chegada do projeto do Ponto de Cultura Dama das Camélias, que era um projeto de capacitação em corte e costura para o Carnaval, em parceria com a Acadêmicos do Engenho da Rainha, realizamos um pequeno desfile no bairro. Em 2018, no primeiro Encontro Nacional de Direitos Humanos, a ideia retornou. Nesse encontro, conheci o cartunista Latuff, que nos deu de presente a nossa logomarca. No de 2019, fizemos uma concentração na vila, mas não saímos. No final de 2019, após os deputados fecharem a Vila, decidimos, em forma de protesto, colocar o bloco na rua. Com um grito de guerra "Deixa as Meninas trabalhar". Em 2021, nós nos concentramos na própria rua Sotero dos Reis, mas não saímos. Já em 2022, em parceria com os blocos "Liga do Centro", "Enxota que eu vou" e "Bloco dus Impussivi", saímos, dando a volta pela área, entre as ruas Sotero dos Reis e Lopes de Souza. No ano de 2023 buscamos promover ações sociais, culturais, socioeconômicas e capacitações para emprego e renda Já esse ano o Bloco da Vila Mimosa transcende o estigma associado ao local, tornando-se um espaço de harmonia, união e celebração única. Em meio a desafios diários, esse momento atual proporciona uma pausa para a expressão cultural, fortalecendo laços comunitários e promovendo a valorização das trajetórias individuais", relata Cleide Almeida, presidente do bloco.

O evento irá ocorrer às 16h, na rua Sotero dos Reis, 53, e conta com a participação especial das baterias do "Enxota que vou" e "Bloco dus Impussivi". O bloco teve autorização da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e desfilará às 20h pelas ruas ao redor com apoio da CET-RIO.


Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis