Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Dia de São Sebastião

Prefeitura do Rio recebe a visita da imagem de São Sebastião e do arcebispo Dom Orani Tempesta

Passagem da imagem faz parte da comemoração da festa do padroeiro da Cidade


Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, recebeu, nesta segunda-feira (8), das mãos do cardeal e arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, a imagem peregrina de São Sebastião. O evento no térreo do Centro Administrativo São Sebastião (Cass), na Cidade Nova, faz parte da programação da Trezena, que é realizada antes da festa do padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, a ser comemorada no dia 20 de janeiro (Dia de São Sebastião).

"Essa é uma cidade que nasceu com tudo aquilo que significa viver a vida cristã, quando os primeiros fundadores trouxeram São Sebastião para ser o padroeiro da cidade. Um exemplo de homem jovem cristão que nos inspira a termos coragem no meio das dificuldades, guerras e problemas. E a vencer com a força da oração, que é o tema deste ano. São Sebastião encontrou a força de viver a vida cristã na oração. Estamos aqui para pedir, na força da oração, que este ano possamos cumprir bem a nossa missão, superar as dificuldades e lutar cada vez mais por uma sociedade mais justa, humana e fraterna. Este ano vamos receber o G20 e já em fevereiro começaremos a receber os chanceleres. Que eles possam encontrar nesta bela cidade um povo que tem valores cristãos, que recebe bem e que procura transmitir e contagiar com a paz. Desejo um bom ano para todos nós, que possamos conviver em paz e fazer a diferença com a nossa oração", disse Dom Orani.

" O padroeiro é a cara da cidade, resiliente, firme, aguentou um monte de desafios e permaneceu firme e guerreiro. Acho que é isso que inspira todos nós. É uma alegria receber a imagem aqui na sede da administração, onde as decisões são tomadas, onde o dia a dia da cidade está sendo decidido. Essa benção de São Sebastião é sempre importante" afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Após a chegada da imagem de São Sebastião ao Cass, Dom Orani fez uma celebração. Ele agradeceu a acolhida na sede administrativa da Prefeitura e desejou que 2024 seja um ano de grandes eventos na cidade do Rio.

Quem foi São Sebastião?

São Sebastião foi um leigo e soldado cristão, nascido em Milão, na Itália, por volta do século III, embora haja versões de que tenha nascido em Narbonne, na França.

Nas fileiras romanas, São Sebastião chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo.

Denunciado por isso, foi condenado à morte. Amarrado a um tronco, foi atingido por flechas, mas se salvou.

Recuperado, demonstrou coragem e se apresentou novamente ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos e o acusando de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte, em 20 de janeiro de 288.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!