Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Casa cheia

Prefeitura divulga esquema de trânsito e segurança para a final da Libertadores neste sábado (04)

Diversos órgãos do Executivo estarão disponíveis para o evento

Imagem de destaque da notícia

A Prefeitura do Rio montou uma operação especial para os diversos eventos que serão realizados na cidade até o próximo domingo. Um dos principais é a final da Copa Libertadores da América, entre Fluminense e Boca Juniors, no Maracanã, no sábado (4/11), às 17h. No mesmo dia, a cidade ainda será palco do show da banda Red Hot Chili Peppers, no Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, e, no Jockey Club Brasileiro, o cantor Roberto Carlos fará uma apresentação para três mil pessoas.

"A final da Libertadores não é um jogo normal de campeonato. Adotamos o padrão final de Copa do Mundo e da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos. Vamos garantir o direito de ir e vir dos moradores, mas temos um padrão diferente. Quem vai ao jogo, dê preferência ao transporte público. Quem não vai, evite o deslocamento pelo entorno do Maracanã", afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante entrevista coletiva no Centro de Operações Rio (COR) para apresentar o planejamento operacional da Prefeitura para esta semana de eventos na cidade.

Na decisão no Maracanã, a exemplo do modelo adotado na Copa do Mundo de 2014, diversas vias serão interditadas no entorno do estádio e em bairros próximos. A Prefeitura não recomenda a utilização de veículos particulares, e os torcedores e fãs devem priorizar o transporte público. Mais de 670 agentes municipais vão participar da operação especial especificamente na operação da final.

A operação inicia nesta terça-feira (31/10) já com a previsão de chegada dos torcedores do Boca Juniors. E o desembarque dos jogadores do time argentino ocorre na quarta-feira (1/11).

Um monitoramento feito pelos órgãos competentes nas estradas federais (Polícia Rodoviária Federal e Agência Nacional de Transportes Terrestres) fornecerá com uma antecedência de 24h o número de veículos de torcedores argentinos que se deslocam em direção ao Rio.

O público esperado no Maracanã é de 70 mil torcedores, mas o número de argentinos na cidade pode ultrapassar 100 mil torcedores. O COR será o centralizador das informações das equipes operacionais da Prefeitura e vai monitorar o entorno do estádio e ruas próximas com 70 câmeras e um drone operado direto do Maracanã.

"O Fluminense vai instalar um telão na Cinelândia com apoio da Prefeitura. É um lugar de fácil acesso, um espaço maior para comemoração caso o time seja campeão. Nas Laranjeiras existem limitações. Quero ressaltar que os torcedores do Boca Juniors são bem-vindos no Rio. Eles são adversários, não são inimigos. O carioca sabe receber muito bem os turistas. Estaremos atentos às hostilidades, é algo que não vamos aceitar. Isso afasta a vinda do turista", disse Eduardo Paes.

Na Sala de Situação do Centro de Operações, na Cidade Nova, 50 agentes vão monitorar a região e irão abastecer os agentes nas ruas com informações privilegiadas, visando proporcionar conforto e alternativas para o torcedor.

Todas as informações estarão disponíveis para os cidadãos cariocas por meio das redes sociais do Centro de Operações (@operacoesrio) ou através do site e do aplicativo do COR, o COR.Rio.

"Já percebemos um aumento de entrada de pessoas na cidade, sobretudo de argentinos, com aumento de voos no Galeão e no Santos Dumont e de ônibus na rodoviária. A rede hoteleira está com quase 82% de ocupação. É muita gente na cidade e, por isso, a preocupação operacional da Prefeitura. Também existe uma preocupação em relação aos moradores. A Subprefeitura da Grande Tijuca realizou o credenciamento e conversou com quem mora no entorno do Maracanã para permitir o acesso a suas residências", disse o chefe-executivo do COR, Marcus Belchior.

Já a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal disponibilizarão um efetivo com mais de 350 agentes apenas no entorno do Maracanã. As ações terão como foco o ordenamento urbano, a fiscalização ao comércio ambulante, a fluidez no trânsito e a fiscalização de estacionamento irregular nas imediações do estádio do Maracanã.

A Seop ainda atuará com 12 reboques para remover os veículos estacionados ilegalmente. As equipes começarão as ações no início da manhã do dia 4 e seguirão até a dispersão das torcidas após a partida para garantir o ordenamento e segurança das pessoas que vão ao estádio. A atuação de comércio ambulante irregular é proibida, assim como a venda de bebidas em garrafas de vidro.

TRÂNSITO

A CET-Rio informa que as interdições ocorrerão a partir das 6h de sábado (4/11). A abertura dos portões está prevista para 13h e a partida terá início às 17h.

Vale frisar que o número de vias interditadas será maior se comparado aos bloqueios já conhecidos e realizados no Maracanã em dias de partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro.

Uma das principais mudanças é a interdição total da Avenida Rei Pelé, em ambos os sentidos. Outro destaque é o bloqueio que será montado já na Avenida Osvaldo Aranha, altura da Rua Ceará.

"O esquema é semelhante ao que fizemos na final da Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Chegar de carro não será possível, pois teremos bloqueios distantes do estádio. O melhor modo de chegar é o metrô. O morador terá acesso a sua residência, mas pedimos que ele se programe para evitar se deslocar no período do jogo", explicou o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

Vias no entorno do Maracanã interditadas

A partir das 6h de sábado começam as interdições. Elas estão previstas para terminar duas horas após o término dos festejos no Maracanã. Vias interditadas:

- Rua Prof. Eurico Rabelo;

- Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;

- Rua Isidro de Figueiredo;

- Rua Conselheiro Olegário;

- Rua Artur Menezes;

- Av. Maracanã, em ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé;

- Av. Rei Pelé, pista sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua General Canabarro;

- Av. Rei Pelé, pista sentido Méier, entre o Viaduto de São Cristóvão e a Rua São Francisco Xavier;

- Av. Osvaldo Aranha, pista sentido Méier, entre a Rua Ceará e o Viaduto de São Cristóvão;

- Av. Professor Manoel de Abreu, pista sentido Centro, entre a Rua Dona Zulmira e a Av. Rei Pelé;

- Av. Professor Manoel de Abreu, pista sentido Grajaú, entre a Av. Rei Pelé e a Rua São Francisco Xavier;

- Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã e a Av. Rei Pelé;

- Viaduto de São Cristóvão;

- Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã.

As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos, e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. A operação de trânsito contará com 230 pessoas, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego contratados, 22 veículos operacionais e 25 motocicletas. Também serão utilizados 30 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.

 Rotas de desvio

- Veículos em direção ao Grande Méier: serão desviados para a Rua Ceará, Rua General Herculano Gomes, Av. Bartolomeu de Gusmão e Rua Visconde de Niterói;

- Veículos em direção a Tijuca: serão desviados para a Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;

- Veículos em direção ao Centro/Zona Sul: serão desviados para a Rua São Francisco Xavier e a Rua Haddock Lobo.

Rotas alternativas

Provenientes do Centro e Zona Sul

- Para a Tijuca: utilizar rota da Paulo de Frontin e Dr. Satamini;

- Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Barão de Mesquita;

- Para a região do Grande Méier e Del Castilho: utilizar a rota pela Av. Rotary Internacional, Rua Dom Meinrado e Rua São Luiz Gonzaga.

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

- Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim - Haddock Lobo.

Provenientes do Grande Méier

- Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Proibição de estacionamento

O estacionamento de veículos será proibido a partir das 18h de sexta (03/11) até às 23h de sábado (4/11), nas seguintes vias:

- Rua Prof. Eurico Rabelo;

- Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;

- Rua Isidro de Figueiredo;

- Rua Conselheiro Olegário;

- Rua Artur Menezes.

Sinalização específica será implantada para indicar as vias onde o estacionamento estará proibido.

Recomendação

- Para os motoristas, a recomendação é que utilizem rotas alternativas para seus deslocamentos.

- Para aqueles que será inevitável circular pela área, a recomendação é que fiquem atentos à sinalização de trânsito implantada e às orientações dos agentes de trânsito que estarão atuando na região.

Transporte público

A Prefeitura ressalta que o transporte coletivo é a melhor forma de chegar ao estádio do Maracanã. Para os torcedores que optarem por utilizar o táxi no final do jogo, fiscais da SEOP atuarão na verificação da documentação dos veículos e dos motoristas, além de garantir que a cobrança seja feita pelo taxímetro.

Por causa do fechamento de ruas ao redor do Maracanã, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) preparou uma operação especial para a circulação de ônibus na região. São 33 linhas que vão sofrer alterações em suas rotas a partir das 06 horas de sábado. Confira quais são elas: 239, 455, 622, 638, 665, 665 SVA, 665 SVB, 711, 627, 629, 630, 232, 247, 249, 254, 306, 341, 353, 363, 363V, 368, 383, 390, 435, 457, 2110, 2111, 2114, 606, 238, 432, 433 e 439. O detalhamento das alterações dos percursos está publicado no site do Centro de Operações Rio (cor.rio).

Metrô

Para a decisão no Maracanã, o sistema funcionará das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.  A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

 A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central/Centro e General Osório/Ipanema. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 23h30 no sábado.

Os torcedores do Fluminense com ingressos para acesso nos portões C (Sul) e aqueles torcedores que vão para o setor misto D (Leste) devem desembarcar na estação São Francisco Xavier/Tijuca (Linha 1). Já na volta do jogo, os clientes devem dar preferência às estações São Francisco Xavier/Tijuca (Linha 1) e Maracanã (Linha 2).

Já os torcedores do Boca Juniors que têm bilhetes para os portões E e F (Norte), devem embarcar e desembarcar na estação São Cristóvão (Linha 2).

A estação de metrô do Maracanã deve ser usada para o público que vai acessar o estádio pelo portão A (Oeste), e os torcedores do Fluminense que vão para o setor B (Sul).

É importante destacar que a estação Maracanã funcionará normalmente do início da operação, às 5h, até as 8h59. Entre 9h e 18h, o local ficará fechado para embarque e será utilizado somente para o desembarque de torcedores com ingresso para a partida, como definido no esquema de segurança e operacional dos órgãos públicos para o evento. Após as 18h, a estação volta ao seu funcionamento normal com embarques e desembarques.

Limpeza urbana

A Comlurb vai trabalhar com 168 garis e 16 supervisores de serviço, que vão atuar em toda a parte externa do Maracanã e nas principais vias de acesso, incluindo o calçadão em volta do estádio, com os serviços de varrição manual e mecanizada e remoção de resíduos, entre outros. Serão utilizados 16 veículos e equipamentos, como: caminhões compactadores, pipas d'água, mini varredeiras e varredeiras de médio e grande porte. A área externa do estádio receberá 160 contêineres, sendo 120 de 240 litros e 40 de 1.200 litros, além da reposição de 30 papeleiras para garantir que os torcedores façam o descarte de seus resíduos de forma adequada.

Deixe sua opinião
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis