Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Casa abandonada

Imóvel abandonado na Tijuca causa transtornos para moradores

Terreno tem sido constantemente invadido, possui muita sujeira e tem atraído ratos e insetos

Foto: Morador
Foto: Morador

Um imóvel particular, abandonado na rua Andrade Neves, tem sido motivo de preocupação para moradores da Tijuca. Segundo um morador, a casa, que fica no número 92, já está vazia há 20 anos e tem sido constantemente invadida por usuários de drogas. Além disso, a sujeira e a presença de ratos vêm incomodando proprietários de residências vizinhas ao imóvel

"É um imóvel abandonado, tem mais de 20 anos. Já pedimos inúmeras vezes que pudessem realizar a entrada compulsória e a limpeza do mesmo. Há muito lixo e folhagem, gerando muitos mosquitos, ratos e escorpiões. Está horrível e prejudicando toda a vizinhança", disse o morador Renato Charles.

Há um ano a Superintendência da Grande Tijuca e a VIII Região Administrativa da Tijuca já tinham realizado uma ação no local com a presença de funcionários da Comlurb, que desratizaram e limparam a casa. Os representantes da Secretaria Municipal de Conservação, da Defesa Civil, da Vigilância em Saúde e policiais do 6º Bpm também estiveram no espaço para retirar moradores em situação de rua que estavam no interior da casa, a qual é tombada pelo IPHAN.

Foto: Divulgação/ Superintendência da Grande Tijuca/ Prefeitura do Rio

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a Prefeitura do Rio e a Comlurb para saber quais ações estão sendo tomadas junto aos proprietários do imóvel para resolver a situação.

A Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) disse em nota "que atua somente em áreas públicas. A Superintendência da Grande Tijuca montou uma grande operação no local no ano passado, com o apoio de diversos órgãos, para desocupar o imóvel e fazer limpeza. Os proprietários foram localizados e notificados. A superintendência vai tentar articular novamente uma operação no local com apoio de outros órgãos e notificar mais uma vez os proprietários".

Já a Superintendência da Grande Tijuca da Prefeitura do Rio emitiu uma nota, relatando que "no ano passado, foi realizada uma mega operação de dois dias para a desocupação e limpeza deste imóvel, que é tombado. A família proprietária do imóvel foi notificada. Em propriedade particular, cabe ao proprietário a manutenção e conservação do local. Vamos tentar montar uma nova operação para intervenção no local, porém, devido à pandemia, estamos focando os serviços em prioritários de combate à COVID-19".

Deixe sua opinião
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis