Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Evento grande

Equipes operacionais da Prefeitura montam esquema especial para jogo do Fluminense nesta terça

Partida contará com mais de 500 agentes da CET-Rio, Comlurb, Seop e da Guarda Municipal, além dos operadores no Centro de Operações

Imagem de destaque da notícia

A Prefeitura do Rio montou uma operação especial para a partida entre Fluminense x Argentinos Juniors, às 19h desta terça-feira (08/08), no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. As principais vias no entorno do estádio serão interditadas. O Centro de Operações Rio, a Comlurb, a Guarda Municipal e a Secretaria de Ordem Pública também farão ações especiais e contarão com um efetivo de 523 agentes para proporcionar maior conforto ao torcedor que irá ao estádio. O esquema especial de tráfego, elaborado pela CET-Rio, prevê as seguintes interdições:

Entre 17h30 e 23h:

- Duas faixas da Av. Rei Pelé, pista sentido Centro, entre a Av. Prof. Manoel de Abreu e o Museu do Índio.

Entre 18h e 23h:

- Rua Prof. Eurico Rabelo;

- Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas S. Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;

- Rua Isidro de Figueiredo;

- Rua Conselheiro Olegário;

- Rua Artur Menezes;

- Av. Maracanã, ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé;

- Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã;

- Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã;

- Av. Professor Manoel de Abreu, pista sentido Centro, entre a Rua Dona Zulmira e a Av. Rei Pelé.

As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. A operação de trânsito contará com 65 pessoas, entre agentes da CET-Rio e contratados, 10 veículos operacionais e 12 motocicletas. Também serão utilizados 15 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.

ROTAS ALTERNATIVAS:

Veículos provenientes do Centro e Zona Sul:

- Para a Tijuca: utilizar rota da Avenida Paulo de Frontin e Rua Doutor  Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;

- Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;

- Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Veículos provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno:

- Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota das ruas Conde de Bonfim e Haddock Lobo.

Veículos provenientes do Grande Méier:

- Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

MORADORES DO ENTORNO:

O acesso de veículos de moradores do entorno imediato ao Maracanã (ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) será feito, exclusivamente, pela Av. Paula Sousa e a Rua Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

RECOMENDAÇÃO:

É recomendado aos motoristas que evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos ou utilizar as rotas alternativas.

MONITORAMENTO:

O Centro de Operações Rio será o centralizador das informações das equipes operacionais da Prefeitura do Rio e vai monitorar o entorno do estádio e ruas próximas com 50 câmeras e o uso de um drone. Na Sala de Situação do equipamento público, situado na Cidade Nova, 50 agentes vão monitorar a região e abastecerão os agentes nas ruas com informações privilegiadas, visando proporcionar conforto e alternativas para o torcedor. Todas as informações estarão disponíveis para os cidadãos cariocas por meio das redes sociais do Centro de Operações (@operacoesrio) ou através do site e do aplicativo do COR, que é o COR.Rio.

LIMPEZA E ORDENAMENTO:

Os serviços da Comlurb serão iniciados a partir das 8h, com a lavagem hidráulica com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito, em todo o entorno do estádio, incluindo calçadões, acesso às rampas de entrada e principais vias, dentro do projeto "Calçada de Responsa". Serão empregados 10 garis que contarão com o apoio de três caminhões pipas d'água.

Serão 141 garis no serviço antes, durante e após a partida. Além da lavagem hidráulica, haverá limpeza geral, com varrição e remoção dos resíduos. O último grupo vai trabalhar a partir das 21h até que todo o entorno do estádio esteja limpo. As equipes vão contar com apoio de um caminhão compactador, dois caminhões tipo satélite, um caminhão basculante, duas varredeiras de grande porte e três pipas d'água com água de reuso. Serão colocados ainda 60 contêineres de 240 litros nas barreiras de acesso ao estádio e ao longo de todo o calçadão.

A Guarda Municipal do Rio vai atuar com 267 agentes na operação de ordenamento. As ações preventivas de patrulhamento, ordenamento urbano e de trânsito começam a partir das 14h, com equipes posicionadas no entorno do estádio e nas principais vias de acesso. O esquema operacional vai contar com o apoio de 50 veículos, entre carros, motos e reboques, além de efetivo dos grupamentos Tático Móvel, de Operações Especiais e de Operações com Cães.

A Subsecretaria de Operações (Subop), da Secretaria de Ordem Pública (Seop), também vai atuar nas ações preventivas para coibir ambulantes irregulares no entorno do estádio. Além disso, usará 10 reboques para coibir o estacionamento irregular. No local, não haverá áreas de estacionamento para a partida. A recomendação aos torcedores é priorizar o transporte público para chegar ao estádio, que conta com estações de trem e metrô (Maracanã e São Cristóvão) próximas, além de várias linhas de ônibus.

Deixe sua opinião
Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis