Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alívio a caminho

Prefeitura lança segunda fase das obras contra enchentes na Grande Tijuca

Desvio do Rio Maracanã terá investimento de R$ 68,4 milhões

Imagem de destaque da notícia

A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, vai licitar as obras da segunda fase do programa contra enchentes da Grande Tijuca: o desvio do Rio Maracanã. Serão mais de R$ 68,4 milhões em investimentos na prevenção de enchentes e alagamentos na região.

Será construído um túnel para desviar as águas excedentes do Rio Maracanã. O aviso de licitação foi publicado no dia 27 de junho, no Diário Oficial, e ocorre no ano em que se comemoram dez anos do reservatório da Praça da Bandeira. 

Com o novo túnel, estima-se que 35 metros cúbicos por segundo de água que chegam à calha do Rio Maracanã seguirão para o desvio do Rio Joana, já construído, desaguando diretamente na Baía de Guanabara. O desvio do Rio Maracanã operando em conjunto com o reservatório da Praça Varnhagen pode reduzir, aproximadamente, 75% do que chegaria ao Rio Maracanã, sob uma forte chuva.

A reunião que selou a definição da obra contou com a presença do presidente do Rio Águas, Wanderson José dos Santos, e do vereador Márcio Ribeiro (Avante)

"Essa intervenção no Rio Maracanã será fundamental para que possamos enfrentar as chuvas que caem na região da Grande Tijuca, principalmente no verão, onde o volume das chuvas é intenso. Será um legado importante", ressaltou Márcio Ribeiro.



Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis