Pacientes que precisam ser atendidos na UPA da Tijuca reclamam da falta de testes de Covid-19 na unidade de saúde. Segundo um dos parentes dos usuários, no último domingo (12), pacientes que procuraram a unidade de saúde não encontraram testes de Covid-19. Uma criança de oito anos, com suspeita de estar com o Coronavírus, foi atendida na unidade de saúde, mas, na hora de fazer o teste, não havia na unidade.
"Meu sobrinho de oito anos deu entrada na UPA da Tijuca com tosse, febre, baixa oxigenação, teve prioridade no atendimento, mas a mãe foi informada que ele tem que fazer o teste de Covid-19, que a demanda está grande, mas que não tem o teste para os pacientes na unidade", disse o tio de um paciente.
Não é a primeira vez que a unidade, que é administrada pela organização social Viva Rio desde 2019, tem falta de insumos médicos. No mês de maio do ano passado, os pacientes reclamaram sobre a falta de medicamentos básicos para o atendimento.
O portal Grande Tijuca entrou em contato com a organização social Viva Rio e com a Secretaria Estadual de Saúde para que se pronunciassem sobre a denúncia.
A Secretaria Estadual de Saúde disse em nota enviada após a publicação dessa matéria que a "coordenação da UPA Tijuca informa que os testes para COVID-19 estão disponíveis para utilização da população desde a segunda-feira (13/03)".
Já a organização social Viva Rio, até o fechamento desta matéria, não havia se manifestado sobre o caso.