Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Desocupação da Favela do Metrô

Prefeitura faz a demolição de casas irregulares construídas ao lado do metrô do Maracanã

Moradores já tinham sido notificados anteriormente sobre desocupação

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação da Prefeitura do Rio, realizou, na manhã desta quinta (25), a demolição das casas irregulares da Favela do Metrô no Maracanã. Segundo a SMIH, na operação, 20 imóveis foram derrubados no local, com o apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar, UPP da Mangueira e Guarda Municipal.

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Os moradores dessas construções irregulares ocuparam, aos poucos, a área e já tinham sido notificados anteriormente, porém não cumpriram com a determinação de desocupação. A demanda era um pedido antigo das Superintendências da Grande Tijuca e do Méier, que dividem a administração da região e atendem a reclamações de vários moradores e comerciantes da região.

"Recebemos muitas denúncias de moradores da nossa região sobre o rápido crescimento de construções irregulares na antiga Favela do Metrô, próximo a estação de trem da Mangueira. Entrei em contato com a Habitação para que medidas emergenciais fossem tomadas, alinhando assim com os demais órgãos. A execução demorou um pouco devido a pandemia que estamos vivendo. Além deste local que hoje teve a operação, temos realizado, pelo menos três vezes por semana, ações de limpeza e ordenamento urbano no Trevo da UERJ. A Assistência Social também tem atendido os pedidos que temos feito para realizar operações visando acolher as pessoas em situação de rua e usuários de drogas que frequentam o local, porém como não há internação compulsória, essas pessoas acabam voltando", disse Hugo Leal,Superintendente da Grande Tijuca.

A Coordenadoria de Operações Especiais utilizou tratores para derrubar todas as casas restantes. Alguns moradores retiraram os poucos pertences que ainda havia no local. A Prefeitura não informou qual será o destino do terreno que já tinha sido desocupado em 2014. Na época, cerca de 662 famílias foram reassentadas em conjuntos habitacionais.

Ver essa foto no Instagram

Prefeitura desocupada favela do Metrô no Maracanã. Link na Bio.

Uma publicação compartilhada por Portal Grande Tijuca (@portalgrandetijuca) em


Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis