Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Pós-Covid-19

UERJ celebra criação da primeira enfermaria pós Covid-19 no Hospital Pedro Ernesto

Na unidade, já foram atendidos pacientes entre 16 e 103 anos

Imagem: UERJ
Imagem: UERJ

Nesta quarta-feira (24), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ) celebrou a iniciativa do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) que, no mês de maio, criou a primeira enfermaria pós-Covid-19 da rede pública do estado. Localizado no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte carioca, a unidade de saúde, atualmente, possui 29 leitos para atender pacientes que ficaram internados no CTI, mas não têm condições clínicas ou estrutarais para receberem alta.

De acordo.com a assessoria da UERJ, quando a ideia surgiu, a enfermaria foi aberta com 13 leitos. Contudo, a iniciativa foi tão positiva que, na segunda semana de junho, o hospital já contava com 16 leitos para o atendimento dos pacientes infectados.

Em uma publicação da instituição nas redes sociais, profissionais envolvidos no projeto falaram sobre o assunto. Para Ana Paula Motta, chefe da Seção de Enfermagem Pós-Covid, o espaço tem sido fundamental na reinserção dessas pessoas na rotina social.

"A importância aqui é a reabilitação para que eles assumam plenamente suas atividades na volta ao convívio social, na família, no trabalho, no lazer", afirmou Ana Paula.

Ana Paula também falou do perfil dos clientes atendidos na unidade. Segundo ela, o público é eclético e já foram recebidos pacientes de 16 a 103 anos. A enfermeira destacou que a média de idade tem sido entre 40-80 anos e que, no local, os pacientes recebem cuidados de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais, além de suporte psicológico.

"O atendimento transpassa todos os tipos de reabilitação: alimentar, física, psicossocial, clínica", completou a enfermeira.

Já o médico André Paes, um dos responsáveis pelo atendimento na enfermaria 313/314, o empenho da equipe têm sido easencial na recuperação completa de internados.

"Com este serviço nós temos condições de propiciar o máximo rendimento dos cuidados para acelerar a recuperação destes pacientes e permitir a volta para casa o mais rápido possível", resumiu André.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis